XP tem lucro líquido contábil de R$1,04 bi no 4º tri, alta de 33% ano a ano

Reuters

Publicado 27.02.2024 18:08

Atualizado 27.02.2024 19:05

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A XP Inc (NASDAQ:XP) reportou nesta terça-feira lucro líquido contábil de 1,04 bilhão de reais para o quarto trimestre do ano passado, uma alta de 33% sobre o último trimestre de 2022, em resultado marcado por expansão de receitas, incluindo alta de 24% na vertical de varejo.

O resultado, contudo, teve impacto de efeito não caixa de despesas relacionadas ao encerramento das operações da plataforma de criptoativos Xtage, de 44 milhões de reais. Excluindo esse efeito e outros, o lucro teria sido de 1,07 bilhão de reais.

No período de outubro a dezembro de 2023, a receita bruta somou cerca de 4,3 bilhões de reais, aumento de 29% em comparação com o mesmo período do exercício anterior. Desse total, 3,15 bilhões de reais foram originados pela vertical de varejo, uma alta de 24% ano a ano.

O "take rate" anualizado de varejo foi de 1,27% nos últimos três meses do ano passado, de 1,22% um ano antes.

As receitas provenientes de renda fixa aumentaram 76% em relação ao ano anterior, para 690 milhões de reais, enquanto o resultado com produtos de renda variável somou 1,18 bilhão de reais no trimestre, avanço de 19% na mesma base de comparação.  

Na receita do varejo de novas verticais, seguros e cartões foram destaques no quarto trimestre, com crescimento de 46% e 30%, respectivamente, na base anual.

A receita institucional totalizou 413 milhões de reais, um crescimento de 16% contra o mesmo período do ano anterior.

As despesas administrativas gerais somaram 1,55 bilhão de reais no último trimestre do ano passado, aumento de 13% ano a ano, afetadas pelo efeito relacionado à Xtage.

O retorno sobre o patrimônio líquido anualizado no quarto trimestre de 2023 ficou em 21,1%, de 18,1% no mesmo período em 2022.

Em 2023, o lucro líquido da XP (BVMF:XPBR31) somou 3,9 bilhões de reais, alta de 9% ano a ano, dentro do "guidance" do grupo entre 3,8 bilhões e 4,4 bilhões de reais. As despesas administrativas gerais somaram 5,4 bilhões de reais, queda de 4%, também em linha com a previsão de 5 bilhões a 5,5 bilhões de reais.

No final do ano passado, a XP tinha 6.669 colaboradores, de 6.928 um ano antes.

"Ao olharmos para o futuro, continuamos otimistas quanto à nossa trajetória de crescimento e às oportunidades que temos pela frente", afirmou o presidente-executivo da XP, Thiago Maffra, no material de divulgação do balanço.

"Embora reconheçamos que poderá haver um atraso para que investidores de varejo alterem o seu comportamento em um ambiente de mercado mais favorável, estamos confiantes de que este ciclo positivo acabará por surgir", acrescentou, prometendo manter disciplina de custos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na visão do executivo, o início do ciclo de flexibilização monetária por parte do Banco Central e a melhoria das condições de mercado são sinais positivos para o "core business" de investimentos da XP.

A plataforma já havia reportado dados operacionais no final de janeiro, mostrando que encerrara 2023 com 1,1 trilhão de reais em ativos de clientes, alta de 19% frente ao ano anterior. A base de clientes ativos nos últimos três meses do ano passado alcançou 4,5 milhões, com aumento de 17% ano a ano.

A XP também anunciou a aprovação de um programa de recompra de até 2,5 milhões de ações ordinárias classe A para 2024.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações