XP vê Ibovespa a 115 mil pontos entre 3 e 6 meses

Investing.com

Publicado 06.10.2020 14:30

Investing.com - A perpsectiva de manutenção dos juros baixos deve continuar a impulsionar a bolsa brasileira, que, na perspectiva da XP Investimentos, deve alcançar 115 mil pontos dentro do período de 3 a 6 meses. A estimativa leva em conta a projeção dos lucros das empresas listadas e um múltiplo Preço/Lucro de 14x. 

O maior risco para essa previsão, conforme a própria XP, é o aumento do risco fiscal do Brasil, o que continuaria a pressionar a bolsa e a impediria de chegar a 14x Preço/Lucro (atualmente, o indicativo está em 11,5x). 

As projeções fazem parte de um relatório da XP da última segunda-feira (5) sobre o aumento de pessoas físicas investindo na bolsa de valores, causado justamente pelos juros baixos, que fazem com que a renda fixa e a poupança percam sua atratividade. Em setembro, segundo o relatório, o número de investidores PF na bolsa era de 3.065.775, alta de 3,63% em relação a agosto e de 82,37% desde o fim de 2019.

Como consequência, cresceu também o valor total investido, que alcançou R$ 374,16 bilhões, alta de 8,77% em relação ao fim de 2019 - o que indica que a maior parte das entradas corresponde a pequenos investidores. Isso também fica evidente nos dados de saldo por pessoa, que caiu desde 2017, chegando a R$ 122 mil em setembro.

O relatório divulgou ainda uma ideia do perfil destes investidores. A grande maioria deles é de São Paulo, seguido de longe por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. São Paulo também tem o maior valor investido na bolsa, o correspondente a 48,26% do total nacional.

Do total de investidores pessoas físicas na bolsa, apenas 25,42% são mulheres. Apesar de pouco, o número representa uma alta de 4,94% em relação a agosto e de 100,61% contra dezembro de 2019. Além disso, as mulheres detêm menores saldos em seus investimentos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações