Agência reguladora da Itália proíbe ChatGPT por preocupações com privacidade de dados

Investing.com  |  Autor Geoffrey Smith

Publicado 31.03.2023 09:36

Por Geoffrey Smith 

Investing.com – O órgão regulador de privacidade da Itália proibiu o uso do aplicativo de inteligência artificial (IA) gerativa ChatGPT, alegando que a tecnologia violava a lei local de sigilo de dados.

A iniciativa é o primeiro grande golpe na disseminação de uma tecnologia emergente e potencialmente transformadora, que se tornou uma sensação viral desde o seu lançamento no final do ano passado.

A autoridade italiana de proteção de dados declarou que bloqueará imediatamente o acesso das operações do aplicativo a dados dos usuários do país, por não tê-los notificado de uma violação de informações ocorrida em 20 de março, a qual incluiu o vazamento de detalhes de pagamento de assinantes do serviço fornecido pela sua desenvolvedora, a OpenAI, apoiada financeiramente pela Microsoft (NASDAQ:MSFT).

O órgão chamou a atenção para o que chamou de "falta de informação aos usuários e todas as partes interessadas, cujos dados são coletados pela OpenAI" e para "a ausência de uma base jurídica que justifique a coleta em massa e o armazenamento de dados pessoais para o propósito de 'treinar' os algoritmos subjacentes da plataforma".

A proibição é temporária. A OpenAI tem 20 dias para responder às questões levantadas pela autoridade.

A ação ocorre ao final de uma semana em que profissionais de tecnologia e investidores fizeram seu primeiro esforço conjunto no sentido de alertar para os riscos de ferramentas de IA capazes de reproduzir com convicção padrões de fala humanos e alterar imagens. Uma carta publicada nesta semana, entre cujos signatários está Elon Musk, pediu a suspensão temporária das atualizações do ChatGPT, a fim de oferecer tempo para reflexão sobre as implicações éticas de seu desenvolvimento.

A notícia fez as ações da Microsoft caírem 0,3% antes da abertura desta sexta-feira em Nova York. A Microsoft tem uma participação de 10% na OpenAI e está usando o ChatGPT para aprimorar seu mecanismo de busca Bing.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações