Amazon entra em redes 5G após acordo com Telefónica na Alemanha

Reuters

Publicado 08.05.2024 16:09

Por Supantha Mukherjee

ESTOCOLMO (Reuters) - A unidade alemã da Telefónica transferirá 1 milhão de clientes 5G para as centrais de processamento de dados da Amazon (NASDAQ:AMZN) Web Services (AWS) neste mês, disseram executivos da empresa à Reuters, em uma iniciativa ousada da companhia dos EUA para entrar no mercado global de telecomunicações.

Embora algumas redes de telefonia tenham transferido operações de tecnologia da informação e outras atividades não essenciais para nuvens públicas, a iniciativa da subsidiária alemã do grupo espanhol é a primeira no mundo em que uma operadora móvel tradicional transfere sua rede principal para uma infraestrutura do tipo.

Grandes empresas de serviços de computação em nuvem, como Amazon e Microsoft (NASDAQ:MSFT), têm tentado entrar mais no setor de telecomunicações, atraídas por bilhões de dólares em receita potencial, mas as operadoras têm sido cautelosas quanto à capacidade dessas empresas em lidar com uma rede de telefonia móvel.

"Quero vê-la funcionando por pelo menos um ou dois trimestres e ter um roteiro para mover pelo menos 30% a 40% da minha base de clientes até 2025-2026", disse Mallik Rao, diretor de tecnologia e informações da O2 Telefonica (BME:TEF), também conhecida como Telefonica Germany. A empresa tem 45 milhões de clientes na Alemanha.

As companhias não divulgaram detalhes financeiros do acordo.

Segundo seus defensores, uma nuvem pública reduz custos, aumenta a escala e permite reparos sem a interrupção dos serviços aos clientes.

A expectativa é de que o mercado global de nuvem para o setor de telecomunicações atinja 108,7 bilhões de dólares até 2030, em comparação com 19,7 bilhões em 2021, o que o torna um impulsionador de crescimento para empresas como a Amazon.

O vice-presidente da AWS, Jan Hofmeyr, disse que a empresa espera mais acordos com outras operadoras nos próximos 12 meses. "Eu diria que, na maioria dos casos, a discussão é sobre o momento certo versus a necessidade de migrar para a nuvem."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações