Apple escapa de crise de abastecimento de chips, mas outros fabricantes podem ter que esperar

Reuters

Publicado 28.01.2022 10:08

Atualizado 28.01.2022 11:06

Por Nivedita Balu

BENGALURU, Índia (Reuters) - O triunfo da Apple (NASDAQ:AAPL) sobre a escassez global de chips na cadeia de suprimentos sinalizou boas notícias em meio a mercados problemáticos ao redor do mundo.

A empresa, que havia alertado há três meses que problemas de fornecimento prejudicariam sua receita no quarto trimestre do ano passado, divulgou na quinta-feira resultados recordes impulsionados em grande parte por seus celulares.

"A maioria dos problemas de restrição de oferta acabou para a Apple, mas não necessariamente para todos os outros fabricantes", disse Bob O'Donnell, analista-chefe da TECHnalysis Research.

As empresas de semicondutores tendem a dar prioridade para companhias maiores, como a Apple, por causa de seu enorme poder de compra, grande demanda por seus produtos e capacidade da empresa de fazer pedidos personalizados de componentes usados ​​em seus produtos.

Ainda assim, embora a Apple tenha um serviço melhor para chips mais sofisticados, como muitos outros, a empresa enfrentou problemas com alguns dos chips de tecnologia mais antiga, disse Lou Miscioscia, analista da Daiwa Capital Markets.

Os chips usados ​​nos iPads, que registraram queda de 14% nas vendas, usam chips com tecnologia mais antiga e os suprimentos desses processadores são mais escassos, disse o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, a analistas.