Apple lança ferramenta de IA e parte para cima do Google e ChatGPT

CriptoFácil

Publicado 20.07.2023 11:00

Atualizado 20.07.2023 11:10

Apple lança ferramenta de IA e parte para cima do Google e ChatGPT

CriptoFácil - Depois dos óculos de realidade aumentada Vision Pro, a Apple decidiu entrar também no mercado de Inteligência Artificial (IA). Conforme noticiado pela Bloomberg, a gigante de tecnologia está trabalhando no desenvolvimento de seu próprio chatbot para concorrer com o Google (NASDAQ:GOOGL) e o ChatGPT.

Por enquanto, o novo projeto recebe o apelido de “Apple GPT”, justamente uma alusão a ferramenta da OpenAI. No entanto, o foco da Apple não parece ser o de lançar a nova ferramenta para uso público. Em vez disso, a empresa deve focar no desenvolvimento da ferramenta para uso corporativo

h2 Estrutura Ajax/h2

Para criar seu chatbot, a Apple investiu na construção de sua própria estrutura chamada “Ajax”. De acordo com a Bloomberg, a nova estrutura tem como objetivo facilitar a criação de grandes modelos de linguagem.

Embora os detalhes técnicos do Ajax permaneçam em sigilo, seu desenvolvimento representa a ambição da Apple de estabelecer uma infraestrutura robusta para processamento de linguagem natural e sistemas de conversação orientados por IA.

Como resultado direto do desenvolvimento da estrutura Ajax, a Apple desenvolveu internamente o serviço Apple GPT. Ou seja, trata-se de uma tecnologia própria e com suas inovações. Mas o projeto inspira-se no ChatGPT da OpenAI – o Apple GPT aproveita o poder de grandes modelos de linguagem para se envolver em conversas semelhantes às humanas.

Nesse sentido, o programa deve ser capaz de responder a perguntas e fornecer assistência personalizada. Só que a empresa de Cupertino não forneceu mais detalhes sobre a tecnologia. Além disso, não há um cronograma oficial de lançamento ou se há um nome oficial para o sistema.

De acordo com fontes não reveladas, a Apple intensificou seu impulso de IA, envolvendo várias equipes para trabalhar coletivamente no projeto. Essa abordagem colaborativa ressalta a importância que a Apple atribui ao desenvolvimento de recursos avançados de IA que se alinham com seus princípios básicos e aprimoram a experiência do usuário.

Com isso, as maiores empresas dos Estados Unidos já estão de olho na IA e seus benefícios. Além da Apple, o Google possui o Bard e a Microsoft (NASDAQ:MSFT) está trabalhando na Bing AI. Já Elon Musk, CEO da Tesla (NASDAQ:TSLA), anunciou o desenvolvimento de uma roupa baseada em Inteligência Artificial, a XAI.

h2 Nova IA impulsiona ações da Apple/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A incursão da Apple no desenvolvimento de sua IA resultou em um aumento no valor de suas ações. Após o relatório da Bloomberg sobre o projeto da Apple, as ações da empresa subiram 2,3%, atingindo um novo recorde de US$ 198,23. Somente em 2023, as ações da empresa acumulam alta de 54%.

Por outro lado, a Microsoft, parceira-chave e patrocinadora da OpenAI, experimentou uma leve queda de cerca de 1% com a notícia. Essa reação no mercado de ações reflete a confiança do mercado nas ambições de IA da Apple Inc (NASDAQ:AAPL) e seu potencial impacto no setor.

A incursão da Apple no mercado de IA generativa ocorre quando a empresa alcança concorrentes como o Bard do Google e o Bing AI da Microsoft, que fizeram avanços significativos no campo. Ao alavancar sua base de usuários existente, integração de ecossistema e foco em privacidade e segurança, a Apple tem o potencial de oferecer experiências generativas únicas aos seus clientes.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações