Denunciante do Facebook diz que ex-empregador é 'ameaça urgente' para os EUA

Reuters

Publicado 05.10.2021 08:30

WASHINGTON (Reuters) - A denunciante do Facebook (NASDAQ:FB)  (SA:FBOK34), Frances Haugen, comparecerá ao Congresso dos Estados Unidos nesta terça-feira, onde deverá criticar duramente seu ex-empregador como "uma das ameaças mais urgentes" que o país enfrenta e exigir transparência sobre seu funcionamento para melhor regulá-lo.

Haugen, uma ex-gerente de produto da equipe de desinformação cívica do Facebook, diz que o gigante da mídia social mantém seus algoritmos e operações em segredo.

"O cerne da questão é que ninguém pode entender as escolhas destrutivas do Facebook melhor do que o Facebook, porque apenas o Facebook pode olhar os bastidores", disse ela em depoimento escrito preparado para a audiência.

"Um ponto de partida crítico para uma regulamentação eficaz é a transparência", disse ela em depoimento a ser entregue a uma subcomissão de comércio do Senado.

"Sobre esta base, podemos construir regras e padrões sensatos para lidar com os danos ao consumidor, conteúdo ilegal, proteção de dados, práticas anticompetitivas, sistemas algorítmicos e muito mais."

Haugen dirá ao painel que os executivos do Facebook costumam escolher os lucros em vez da segurança do usuário.

"A liderança da empresa conhece maneiras de tornar o Facebook e o Instagram mais seguros e não fará as mudanças necessárias porque colocou seus lucros imensos antes das pessoas", ela dirá. "Não é responsável por ninguém."

Haugen se apresentou esta semana para revelar que foi ela quem forneceu documentos usados em uma investigação do Wall Street Journal e uma audiência no Senado sobre os danos do Instagram a meninas adolescentes. O Facebook não respondeu a um pedido de comentário.

As reportagens do Journal mostraram que a empresa contribuiu para aumentar a polarização online ao fazer alterações em seu algoritmo de conteúdo; falhou em tomar medidas para reduzir a hesitação da vacina; e estava ciente de que o Instagram prejudicava a saúde mental das adolescentes.

Haugen disse que o Facebook também fez muito pouco para evitar que sua plataforma seja usada por pessoas que planejam violência.

(Reportagem de Diane Bartz)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações