Detenção de CFO da Huawei em aeroporto será foco de audiência em Vancouver

Reuters

Publicado 23.09.2019 12:26

Detenção de CFO da Huawei em aeroporto será foco de audiência em Vancouver

Por Karen Freifeld

VANCOUVER (Reuters) - Os advogados da vice-presidente financeira da Huawei, Meng Wanzhou, estarão em um tribunal canadense nesta segunda-feira para pressionar por detalhes sobre sua prisão no aeroporto de Vancouver há quase 10 meses.

Meng, 47, foi detida em 1 de dezembro, a pedido dos Estados Unidos, onde é acusada de fraude bancária e de enganar o HSBC Holdings (LON:HSBA) sobre os negócios da Huawei no Irã. Meng, que é esperada em tribunal, disse que é inocente e está lutando contra a extradição.

A prisão prejudicou as relações da China com os Estados Unidos e o Canadá.

Na audiência desta segunda-feira, diante da juíza Heather Holmes, da Suprema Corte da Colúmbia Britânica, a equipe de defesa de Meng solicitará mais informações sobre sua detenção no aeroporto, incluindo contatos entre autoridades norte-americanas e canadenses.

Os advogados de Meng argumentam que ela foi detida ilegalmente, revistada e interrogada por mais de três horas depois de desembarcar de um voo de Hong Kong. Sob a justificativa de uma verificação de imigração, afirma a defesa, as autoridades canadenses atrasaram sua prisão e coletaram evidências para as autoridades norte-americanas.