EUA revogam licenças de fornecimento à Huawei, ações de chips caem

Reuters

Publicado 18.01.2021 14:32

Por Karen Freifeld e Alexandra Alper

NOVA YORK/WASHINGTON (Reuters) - O governo Trump notificou fornecedores da Huawei, incluindo a fabricante de chips Intel (NASDAQ:INTC) (SA:ITLC34), de que está revogando certas licenças para que vendam à empresa chinesa e que pretende rejeitar dezenas de outros pedidos de fornecimento à empresa de telecomunicações, disseram à Reuters pessoas a par do assunto.

A medida é a mais recente em um longo esforço para enfraquecer a fabricante de equipamentos de telecomunicações, que Washington vê como uma ameaça à segurança nacional.

Os alertas vieram em meio a uma enxurrada de esforços dos EUA contra a China nos dias finais da administração de Trump. O democrata Joe Biden tomará posse na quarta-feira.

A Huawei e a Intel não quiseram comentar. O Departamento de Comércio disse que não pode comentar sobre decisões específicas de licenciamento, mas disse que continua a trabalhar com outras agências para "consistentemente" aplicar as políticas de licenciamento de uma forma que "proteja a segurança nacional dos EUA e os interesses da política externa".

Em e-mail visto pela Reuters documentando as ações, a Semiconductor Industry Association disse na sexta-feira que o Departamento de Comércio emitiu "intenções de negar um número significativo de pedidos de licença de exportação para a Huawei e a revogação de pelo menos uma licença emitida anteriormente."

Fontes familiarizadas com a situação, disseram que houve mais de uma revogação. Uma das fontes disse que oito licenças de quatro empresas foram revogadas.

A notícia desencadeou realização de lucros em algumas ações relacionadas a semicondutores na Ásia nesta segunda-feira. Samsung (KS:005930) caiu 1,5%, enquanto a Advantest (T:6857) do Japão caiu 1,5% e a Tokyo Electron (T:8035) perdeu 0,8%.

O e-mail da associação de semicondutores diz que as medidas abrangem uma "ampla gama" de produtos na indústria de semicondutores e pergunta às empresas se receberam notificações.

O e-mail informa que as empresas esperando há meses pelas decisões de licenciamento e, com menos de uma semana para o fim do governo Trump, lidar com as rejeições era um desafio.

Um porta-voz do grupo de semicondutores não quis comentar.As empresas que receberam as notificações têm 20 dias para responder, e o Departamento de Comércio tem 45 dias para avisá-las sobre qualquer mudança na decisão ou ela será definitiva. As empresas teriam então mais 45 dias para recorrer.

Antes da medida, estavam pendentes cerca de 150 licenças referentes a 120 bilhões de dólares em bens e tecnologia, que foram suspensas porque várias agências dos EUA não conseguiram chegar a um acordo sobre se deveriam ser concedidas, disse uma pessoa familiarizada com o assunto.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações