Facebook diz que novas regras da Apple podem prejudicar pequenos desenvolvedores

Reuters

Publicado 26.08.2020 17:18

Por Stephen Nellis e Katie Paul e Paresh Dave

(Reuters) - O Facebook alertou nesta quarta-feira que as mudanças de privacidade planejadas pela Apple (NASDAQ:AAPL) para o próximo sistema operacional do iPhone "afetarão desproporcionalmente" os milhares de desenvolvedores que usam uma ferramenta do Facebook para veicular anúncios em aplicativos externos.

Em seu blog, o Facebook disse que está fazendo várias mudanças em seu negócio de publicidade em resposta às novas regras da Apple, que exigem mais notificações do usuário para rastrear anúncios e entrarão em vigor com o lançamento dos novos iPhones.

O Facebook também disse que considera descontinuar nos iPhones a ferramenta Audience Network, que desenvolvedores implementam em seus aplicativos para veicular anúncios.

Por sua vez, o Facebook coleta dados sobre os usuários dos aplicativos em que veiculam esses anúncios, que usa para desenvolver uma segmentação altamente personalizada do negócio.

A Apple forneceu por anos uma ferramenta chamada identificador para anunciantes, ou IDFA, que permitiu ao Facebook e outros rastrearem usuários em aplicativos.

Mas em junho, a fabricante do iPhone disse que tal atividade exigirá uma notificação dizendo que o aplicativo "gostaria de permissão para rastreá-lo em aplicativos e sites de outras empresas". Os especialistas em publicidade digital esperam que a maioria dos usuários se recuse a conceder a permissão.