FreteBras recebe aporte de R$95 mi do BID Invest

Reuters

Publicado 28.09.2020 08:37

SÃO PAULO (Reuters) - A plataforma online de transporte de cargas FreteBras anunciou nesta segunda-feira que recebeu um investimento de 17 milhões de dólares (95 milhões de reais) do BID Invest, braço Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fundada em 2006 em Catalão (GO), a FreteBras se apresenta como maior plataforma digital de transporte de cargas da América Latina tendo intermediado 2 milhões de fretes no primeiro semestre, 50% a mais do que um ano antes. A empresa diz que mais de 10,5 mil transportadoras buscam motoristas no seu aplicativo.

"Vamos aumentar nosso time para acelerar a entrega de melhorias na experiência do usuário", afirmou o diretor de Operações da FreteBras, Bruno Hacad.

Segundo o executivo, o investimento será usado numa metodologia de controle de emissões de gases de efeito estufa, por meio da redução da capacidade ociosa de caminhões.

"Estamos bastante animados com o potencial de redução de CO2 que a empresa promove através do aumento de eficiência dos caminhões", afirma James Scriven, presidente do BID Invest.

O anúncio sublinha como empresas de fretes via aplicativo estão se movimentando rápido no Brasil para ganhar espaço num mercado de transporte de cargas altamente fragmentado e com elevados níveis de ociosidade desde a recessão de 2015-16.

Em abril, a startup de gestão de transporte de cargas Cargo X recebeu um aporte de 80 milhões de dólares liderado por LGT Lightstone, incluindo Goldman Sachs, Valor Capital e Farallon. E a BBM Logística, que tem crescido com aquisições de transportadoras menores, anunciou neste ano planos para fazer uma oferta inicial de ações (IPO) na B3 (SA:B3SA3).