GM e Samsung firmam parceria para construir fábrica de baterias de VEs nos EUA

Investing.com  |  Autor Michael Elkins

Publicado 25.04.2023 10:08

Atualizado 25.04.2023 14:10

A General Motors (NYSE:GM) e a Samsung (KS:006400) anunciaram nesta terça-feira, 25, que pretendem investir mais de US$ 3 bilhões para construir uma nova fábrica de células de bateria nos Estados Unidos, com início de operações previsto para 2026.

A Reuters informou, em janeiro, que a GM e a LG Energy Solution (KS:373220) não prosseguiriam com a construção de uma quarta planta de produção de baterias no país. A GM e a LG Energy estão levantando uma fábrica de US$ 2,6 bilhões em Michigan, que deve ser inaugurada em 2024, uma das três sociedades coligadas (joint ventures) das plantas da Ultium Cells LLC.

De acordo com fontes anônimas ouvidas pela CNBC, a expectativa é que a nova planta da GM e da Samsung (KS:005930) custe mais do que a fábrica de baterias de Michigan, porém não foi revelada sua localização inicialmente. A previsão é que o número de novos empregos em construção e operações deva alcançar a casa dos milhares.

"A estratégia da cadeia de suprimentos da GM para VEs é focada em escalabilidade, resiliência, sustentabilidade e competitividade de custo. Nosso novo relacionamento com a Samsung nos ajudará a atingir todos esses objetivos", afirmou a presidente e CEO da GM, Mary Barra. "As células que construiremos juntos nos ajudarão a aumentar a escala da nossa produção de VEs na América do Norte muito além de 1 milhão de unidades por ano."

"É um grande prazer dar o primeiro passo para criar uma parceria líder do setor no longo prazo com a GM no mercado de veículos elétricos dos EUA", comentou o presidente e CEO da Samsung, Yoon-ho Choi. "Faremos o possível para fornecer os produtos com os mais altos níveis de segurança e qualidade produzidos com nossas tecnologias inigualáveis para ajudar a GM a fortalecer sua liderança no mercado de veículos elétricos."

As empresas pretendem operar em conjunto a instalação, que deverá ter linhas de produção para construir células prismáticas e cilíndricas ricas em níquel. A planta terá mais de 30 GWh de capacidade e elevará a capacidade total de células de bateria da GM nos EUA para cerca de 160 GWh quando estiver em plena produção.

De acordo com o vice-presidente executivo da GM, Doug Parks, a nova coligação fará uso do capital e da tecnologia de ambas as empresas para criar novas vantagens competitivas para a GM.

“Seguimos aumentando a escala da produção e otimizando a composição química das nossas pouch cells [células em formato de bolsa] para melhorar o desempenho, o alcance e o custo, usando novas abordagens pioneiras no Wallace Battery Center da GM e por nossos parceiros de tecnologia”, acrescentou. "O lançamento de novos fatores-forma de células nos permitirão expandir para ainda mais segmentos, com mais rapidez, e integrar células diretamente em baterias para reduzir peso, complexidade e custos. Com diversos parceiros de qualidade para o desenvolvimento de células, podemos aumentar a escala dos nossos negócios com VEs mais rápido do que poderíamos sozinhos.”

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As ações da GM operavam em queda no pregão desta terça-feira, 25, em Nova York.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações