GM planeja eliminar gradualmente Apple CarPlay em veículos elétricos com ajuda do Google

Reuters

Publicado 31.03.2023 12:25

Por Joseph White

DETROIT (Reuters) - A General Motors (NYSE:GM) planeja eliminar gradualmente as tecnologias Apple (NASDAQ:AAPL) CarPlay e Android Auto amplamente utilizadas que permitem aos motoristas ignorar os sistemas de infoentretenimento de um veículo, mudando em vez disso para sistemas integrados desenvolvidos com o Google (NASDAQ:GOOGL) para futuros veículos elétricos.

Os sistemas Apple CarPlay e Android Auto permitem que os usuários espelhem as telas de seus smartphones no visor do painel de um veículo.

A decisão da GM de parar de oferecer esses sistemas em futuros veículos elétricos, começando com o Chevrolet Blazer 2024, pode ajudar a montadora a capturar mais dados sobre como os consumidores dirigem e carregam veículos elétricos.

A GM está projetando os sistemas de navegação e entretenimento a bordo para futuros veículos elétricos em parceria com o Google.

A decisão de eliminar gradualmente a tecnologia de projeção de smartphones CarPlay é um revés para a Apple na competição com o Google para capturar mais espaço em painéis de veículos na América do Norte. No passado, a marca Chevrolet da GM se gabava de oferecer mais modelos com CarPlay ou Android Auto do que qualquer outra marca.

A montadora trabalha com o Google desde 2019 para desenvolver as bases de software para sistemas de infoentretenimento que serão mais integrados a outros sistemas de veículos, como o assistente de motorista Super Cruise. A montadora está acelerando uma estratégia para que seus veículos elétricos sejam plataformas para serviços de assinatura digital.