Google, um aliado de Obama, pode enfrentar um revés político com governo Trump

Reuters

Publicado 18.11.2016 16:27

Google, um aliado de Obama, pode enfrentar um revés político com governo Trump

WASHINGTON/SÃO FRANCISCO (Reuters) - O Google, da Alphabet, enfrenta um cenário regulatório mais difícil, com o novo governo do presidente eleito Donald Trump parecendo inclinado a reverter as políticas do governo Obama que frequentemente favoreceram a gigante da internet nas batalhas da empresa contra importantes companhias de telecomunicações, dizem analistas.

O Google tinha relações próximas com o governo do presidente democrata Barack Obama e seus funcionários doaram muito mais a campanha da candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, que para o republicano Trump.

No sinal mais concreto até agora de que o equilíbrio da política tecnológica pode estar pendendo em favor das empresas de telecomunicações antes do início do mandato de Trump, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inglês) interrompeu nesta quarta-feira uma ação sobre as polêmicas medidas de reformas regulatórias às quais se opõem companhias como AT&T e CenturyLink (NYSE:CTL).

Dentre outras regulamentações, a vitória de Trump em 8 de novembro aumentou as chances de que as regras de neutralidade da rede, de Obama, adotadas pela FCC no início de 2015, sejam revogadas, disseram analistas.

A maioria dos republicanos se opõe fortemente à neutralidade da rede, que requer que os provedores de internet tratem todos os dados igualmente e os impede de obstruir ou desacelerar o acesso dos clientes aos conteúdos online. As regras são uma vitória para empresas de internet como o Google e o Netflix que advogaram em favor da internet aberta.

Os republicanos no Congresso ou em uma FCC controlada por um governo republicano poderia também afastar as novas regras de privacidade adotadas em outubro e que sujeitam os provedores de internet a regras mais rígidas do que aquelas enfrentadas pelo Google e outros sites.

O Google não respondeu a pedidos de comentários.

(Por David Shepardson, Malathi Nayak e Julia Love; reportagem adicional por Diane Bartz)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações