Huawei lança campanha para tentar fortalecer imagem diante de desconfiança global

Reuters  |  Autor 

Publicado 21.01.2019 13:14

Huawei lança campanha para tentar fortalecer imagem diante de desconfiança global

Por Sijia Jiang

HONG KONG (Reuters) - A chinesa Huawei lançou uma campanha sem precedentes de relações públicas, colocando seu discreto fundador diante da mídia, já que a empresa de telecomunicações tenta diminuir a preocupação de países ocidentais empenhados em excluí-la de seus mercados.

A mudança, juntamente com a significativa mudança de pessoal no departamento de assuntos corporativos, surge no momento em que a maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo luta contra o medo global de que autoridades chinesas acessam a infraestrutura da empresa para espionagem.

Em entrevista que foi ao ar no domingo - a primeira com a China Central Television (CCTV) - o presidente-executivo da Huawei, Ren Zhengfei, minimizou a pressão contra sua empresa e negou repetidamente qualquer ligação estatal.

"Se você faz certo, não há necessidade de se preocupar com as vendas ... Seria estúpido da parte deles se eles não comprassem", disse o executivo de 74 anos na entrevista, após três coletivas na semana passada com meios de comunicação ingleses, chineses e japoneses.

"Seria pior para eles", disse Ren, referindo-se aos Estados Unidos e outros países ocidentais que restringiram a Huawei em seus mercados.