Incêndio destrói servidores na maior empresa de serviços de computação em nuvem da Europa

Reuters

Publicado 10.03.2021 10:02

Atualizado 10.03.2021 16:35

Por Mathieu Rosemain

PARIS (Reuters) - Um incêndio destruiu alguns servidores e desligou temporariamente outros na OVHcloud nesta quarta-feira, apenas dois dias depois que a empresa francesa de computação em nuvem deu início aos planos para uma oferta pública inicial da ações.

O maior provedor de serviços de compuatação em nuvem da Europa disse a clientes, como o governo francês e a bolsa de criptomoedas Deribit, para ativarem seus planos de recuperação de desastres após o incêndio em Estrasburgo, no leste da França.

O incêndio, que começou logo após a meia-noite, destruiu um dos quatro centros de dados e danificou outro do complexo, disse a empresa. Os dois restantes foram fechados para conter os danos.

"Não temos acesso ao local. É por isso que SBG1, SBG3, SBG4 não serão reiniciados hoje", disse o fundador e presidente Octave Klaba no Twitter, referindo-se às unidades que abrigam os servidores.

A empresa disse que manterá os clientes atualizados sobre as causas e consequências do incêndio.

Fundada por em 1999, a OVHcloud compete com as gigantes americanas Amazon (NASDAQ:AMZN) Web Services, Azure e Google (NASDAQ:GOOGL) Cloud, que dominam o mercado.

Os políticos franceses defenderam a OVHcloud como uma possível alternativa aos provedores de serviços em nuvem dos Estados Unidos, mas até agora faltou escala e poder financeiro para diminuir a participação deles no mercado.

A empresa disse na segunda-feira que iniciou o processo para um potencial IPO, sem dar detalhes.

As instalações de Estrasburgo estavam entre os 17 centros de dados da OVHcloud na França e 32 em todo o mundo.

Vários clientes disseram que não puderam acessar sistemas como emails. Não houve notícias imediatas de grandes perdas de dados.

O Centre Pompidou, um dos complexos de arte mais conhecidos da França e cliente da OVHcloud, disse que seu site está fora do ar. A bolsa de criptomoedas Deribit disse que seu blog caiu, mas que as negociações não foram afetadas.

O servidor de xadrez gratuito Lichess.org disse que perdeu 24 horas de histórico de jogos e a agência de notícias eeNews Europe disse que seus sites estavam fora do ar.

A agência de relações públicas Caroline Charles Communication disse que seus dados estavam guardados em outro site, mas que havia perdido o acesso a e-mails no meio da Paris Fashion Week.

A OVHcloud não quis comentar sobre seus protocolos de segurança contra incêndio.