"Inteligência artificial pode levar à extinção humana", diz CEO da OpenAI

Investing.com  |  Autor David Wagner

Publicado 31.05.2023 11:03

Atualizado 31.05.2023 11:47

Investing.com - Mais uma vez, um grupo de especialistas e líderes do setor de tecnologia alertou sobre os possíveis perigos da IA em uma carta aberta ontem, chegando ao ponto de advertir que a inteligência artificial poderia levar à extinção da humanidade.

Eles também disseram que o controle e a redução dos riscos associados a essa tecnologia devem ser uma prioridade global.

h2 A IA ameaça a humanidade de extinção, assim como as pandemias e as guerras nucleares/h2

"Mitigar o risco de extinção associado à IA deve ser uma prioridade global, assim como outros riscos para toda a sociedade, como pandemias e guerras nucleares", diz a declaração publicada na terça-feira.

GOOGLMSFTA carta foi assinada por Sam Altman, CEO da OpenAI, a editora do ChatGPT, bem como por executivos da DeepMind, o braço de IA do Google (NASDAQ: ) e da Microsoft (NASDAQ: ), agrupados sob o nome de "Centro de Segurança de IA".

A tecnologia de IA ganhou ritmo nos últimos meses, depois que o chatbot ChatGPT foi disponibilizado ao público em novembro. Apenas dois meses após seu lançamento, ele atingiu 100 milhões de usuários, depois de surpreender os pesquisadores e o público em geral com sua capacidade de gerar respostas semelhantes às humanas.

A declaração de terça-feira disse que tem havido uma discussão crescente sobre uma "ampla gama de riscos importantes e urgentes associados à IA".

A tecnologia se acelerou nos últimos meses, depois que o chatbot ChatGPT foi lançado ao público em novembro e se tornou viral. Apenas dois meses após seu lançamento, ele atingiu 100 milhões de usuários.

O ChatGPT surpreendeu os pesquisadores e o público em geral com sua capacidade de gerar respostas semelhantes às humanas às perguntas feitas pelos usuários, sugerindo que a IA poderia substituir empregos e imitar os humanos.

h2 Controle dos riscos associados ao crescimento da IA/h2

O comunicado de terça-feira afirma que há uma discussão crescente sobre uma "ampla gama de riscos importantes e urgentes associados à IA".

No entanto, a carta lamenta que seja "difícil expressar preocupações sobre alguns dos riscos mais graves da IA avançada" e enfatiza que o objetivo é superar essa barreira e abrir discussões.

Altman, CEO da OpenAI, admitiu em março que estava "um pouco assustado" com a IA, temendo que governos autoritários usassem a tecnologia.

No início deste mês, ele também testemunhou perante o Congresso, passando a maior parte do tempo pedindo aos legisladores que regulamentassem seu setor.

TSLAAAPLOutros líderes tecnológicos, como Elon Musk, da Tesla (NASDAQ: ), o ex-CEO do Google, Eric Schmidt, e o cofundador da Apple (NASDAQ: ), Steve Wozniak, alertaram sobre os riscos que a IA representa para a sociedade.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Juntamente com outras figuras importantes do mundo da tecnologia, eles já haviam solicitado aos laboratórios de IA em março que parassem de treinar sistemas mais potentes do que o GPT-4, pedindo uma pausa de seis meses.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações