Investidores dizem que oferta pela Oi pode atrair credores

Reuters

Publicado 09.09.2016 08:48

Investidores dizem que oferta pela Oi pode atrair credores

Por Ana Mano

SÃO PAULO (Reuters) - Investidores que planejam fazer uma oferta para assumir a operadora de telecomunicações em recuperação judicial Oi (SA:OIBR4) disseram que podem conquistar os credores descontentes com uma oferta mais atraente para o pagamento da dívida do que a apresentada pela empresa no início desta semana.

Um grupo de potenciais licitantes, liderados pela boutique de investimento ACGM, baseada em Nova York, e a paulistana Íntegra Associados, disse à Reuters que seu plano vai incluir uma mudança financeira e operacional da Oi que reembolsará os credores da empresa mais rapidamente.

Após os credores de pelo menos 40 por cento da dívida não garantida da Oi rejeitarem a proposta de reestruturação apresentada na segunda-feira pela administração da empresa, o grupo tomou a dianteira e disse à Reuters que pretende apresentar uma contraproposta.

"Uma coisa que distingue a nossa proposta é que ela é ao mesmo tempo um plano de reestruturação financeira e operacional", disse Carlos Abadi, sócio fundador da ACGM.

Renato Carvalho Franco, sócio fundador da Íntegra acrescentou: "Nós entendemos as questões relacionadas a ambos os lados", os acionistas e os credores da empresa.

ACGM e Íntegra afirmam que representam cerca de três dezenas de investidores, mas estão proibidas de revelar seus nomes devido a acordos de confidencialidade. Os potenciais investidores incluem fundos de hedge, empresas de private equity e pelo menos uma operadora de telefonia, disseram.

No plano da Oi, os detentores de dívida sem garantia amargariam uma baixa contábil de 22 bilhões de reais, o que significa um corte de 70 por cento no valor do principal.

A ACGM disse que seu plano preliminar propõe um desconto de 60 por cento sobre o valor nominal da dívida não garantida e prazo de pagamento mais curto para credores garantidos, tais como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O grupo, no entanto, não entrou em detalhes sobre o plano ou o momento em que ele vai ser revelado, que será vital para convencer os acionistas e credores da Oi para deixá-lo assumir a empresa.

Abadi e Franco disseram que estavam esperando que a Oi apresentasse sua proposta de reestruturação de dívida para divulgarem seu plano.

O plano da Oi para reestruturar cerca de 65,4 bilhões de reais de passivos não foi bem recebido por um grupo de credores, que acusou a operadora de impor perdas injustas a eles, enquanto colocava os interesses dos acionistas em primeiro lugar.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Qualquer plano alternativo terá que ser aprovado pela empresa, credores e justiça antes de ser implementado. O segundo maior credor da Oi, depois dos detentores de cerca de 34 bilhões de reais em títulos não pagos, é o governo, com dívidas combinadas de 20 bilhões de reais.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações