Mundo dos celulares busca se reinventar além de telefones e 5G

Reuters

Publicado 24.02.2017 12:40

Mundo dos celulares busca se reinventar além de telefones e 5G

Por Eric Auchard e Sophie Sassard

FRANKFURT/LONDRES (Reuters) - Buscando escapar de um ciclo de preços decrescentes e regulações rigorosas, grandes operadores de telecomunicações, da Vimpelcom à Telefónica, buscam se reinventar como participantes na internet para escapar da camisa de força de baixo crescimento da indústria.

Na próxima semana, o Congresso Mundial de Dispositivos Móveis, em Barcelona, irá apresentar companhias telefônicas em diversos estágios de aceitação de que o modelo de negócios previsível e de décadas da indústria, baseado na venda de pacotes de dados a milhões, está perdendo força.

Por trás dos novos aparelhos e debates sobre implementações técnicas de redes, a maior feira anual de tecnologia da Europa terá grandes companhias telefônicas mostrando mudanças.

A espanhola Telefónica deve introduzir um plano amplo que chama de "4ª Plataforma" para ajudar consumidores e clientes empresariais a terem maior controle sobre seus dados, e não entregá-los para gigantes da internet como Google, Facebook e Amazon.

A operadora russa e de mercados emergentes Vimpelcom está rasgando muitas partes do livro de regras da telecomunicação para se refazer como uma grande da tecnologia no mundo dos aplicativos de mensagens, que cresce rapidamente.

A gigante norte-americana AT&T assinou uma série de grandes acordos para diversificar ao adquirir a Direct TV por 67 bilhões de dólares e aguarda aprovação para comprar a Time Warner por 110 bilhões de dólares.

"Regulações e pressão de preços sobre operadores de telecomunicações as forçam a buscar áreas adjacentes por novas fontes de receita e margens", disse o advogado Tom Levine, chefe da divisão global de telecomunicações da Allen & Overy. "Não há um consenso sobre como fazer isto".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações