Nokia anuncia novos cortes de custos e conta com 5G para impulsionar lucro

Reuters

Publicado 25.10.2018 12:02

Nokia anuncia novos cortes de custos e conta com 5G para impulsionar lucro

Por Jussi Rosendahl e Anne Kauranen

HELSINQUE (Reuters) - A Nokia iniciou nesta quinta-feira um novo programa de corte de custos e reafirmou uma ambiciosa previsão de lucro, dizendo que a demanda das operadoras por redes 5G acelerará no restante do ano.

A indústria de redes --dominada pela Nokia, Ericsson e a chinesa Huawei-- vem sendo prejudicada por anos de desaceleração na demanda por redes 4G existentes e pelas crescentes dúvidas de investidores sobre se os contratos 5G podem começar a aumentar a rentabilidade neste ano.

A empresa finlandesa, que também relatou uma queda no lucro trimestral, disse que está buscando uma economia anual de 700 milhões de euros (até o final de 2020, sem elaborar a escala de reduções de empregos esperadas. A Nokia ainda está realizando cortes de custos anteriores de 1,2 bilhão de euros, anunciados após a aquisição em 2016 da franco-americana Alcatel-Lucent (PA:ALUA).

O presidente-executivo da empresa, Rajeev Suri, reafirmou em teleconferência uma perspectiva para o negócio de redes da Nokia de entregar uma margem operacional de 6 a 9 por cento no ano. A margem para os primeiros nove meses foi de apenas 2,6 por cento.

"Apesar de alguns riscos relacionados a atrasos de curto prazo no cronograma de projetos e entregas de produtos, continuamos no caminho certo para cumprir nossa orientação anual", acrescentou.