Nvidia divulga novas pesquisas sobre uso de IA para melhorar designs de chips

Reuters

Publicado 28.03.2023 12:28

Por Stephen Nellis

SÃO FRANCISCO (Reuters) - A NVIDIA (NASDAQ:NVDA), líder mundial em chips de computador usados na criação de inteligência artificial, apresentou na segunda-feira uma nova pesquisa que explica como a IA pode ser usada para melhorar o design de chips.

O processo de projetar um chip envolve decidir onde colocar dezenas de bilhões de minúsculos interruptores chamados transistores em um pedaço de silício para criar circuitos funcionais. A localização exata desses transistores tem um grande impacto no custo, velocidade e consumo de energia dos chips.

Os engenheiros de chips usam softwares de design complexo de empresas como Synopsys e Cadence Design Systems para ajudá-los a otimizar o posicionamento desses transistores.

Na segunda-feira, a Nvidia divulgou um artigo mostrando que poderá usar uma combinação de técnicas de inteligência artificial para encontrar melhores maneiras de colocar grandes grupos de transistores. O artigo visa melhorar uma publicação de 2021 do Google (NASDAQ:GOOGL), cujas descobertas mais tarde se tornaram objeto de controvérsias.

A pesquisa da Nvidia pegou um esforço existente desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Texas usando o que é chamado de aprendizado por reforço e adicionou uma segunda camada de inteligência artificial em cima dela para obter resultados ainda melhores.