Oi propõe plano para pagar credores com até R$50 mil cada

Reuters

Publicado 23.06.2017 14:21

Atualizado 24.06.2017 21:20

Oi propõe plano para pagar credores com até R$50 mil cada

SÃO PAULO (Reuters) - A Oi (SA:OIBR4) informou nesta sexta-feira que inicia no próximo dia 26 um programa para facilitar o pagamento de pequenas dívidas de até 50 mil reais com fornecedores e contratados.

Segundo a companhia, que pediu recuperação judicial há um ano, o programa terá início no Estado do Rio de Janeiro, sendo depois ampliado para credores de outros Estados ou no exterior, em datas a serem divulgadas nos canais de atendimento criados e no site da recuperação judicial da Oi.

De acordo com o presidente-executivo da empresa, Marco Schroeder, o plano busca negociar com as chamadas Classes 1, 3 e 4 de credores antes da votação do plano de recuperação da empresa. Cerca de 53 mil dos 55 mil credores da Oi podem ser considerados pequenos credores.

A iniciativa salienta os esforços de Schroeder para destravar a longa reestruturação que enfrentou forte resistência dos credores e dos principais acionistas. Está em jogo a recuperação de uma operadora que emprega cerca de 140 mil pessoas e é a única empresa de telefonia que opera em cerca de um terço das cidades brasileiras.

"Isso facilita os procedimentos de recuperação judicial e incentiva acordos antecipados com os credores com recebíveis menores", disse o executivo à Reuters.

De acordo com o comunicado, o pagamento para credores cujo crédito for inferior ou igual a 50 mil reais será feito em duas parcelas, com a primeira, de 90 por cento do valor, em até 10 dias úteis após a assinatura do acordo, e os 10 por cento restantes até 10 dias úteis após a homologação do Plano de Recuperação Judicial, que deve ser votado em assembleia geral de credores prevista para setembro.

A Oi informou que detentores de créditos superiores que quiserem participar do programa receberão os primeiros 50 mil reais nas mesmas condições propostas para os primeiros.

A Oi entrou com um pedido de recuperação judicial no ano passado com dívidas de 65,4 bilhões de reais.

O montante devido aos membros direcionados das três classes é de mais de 800 milhões de reais, ou apenas 1,2 por cento da dívida da Oi sob reestruturação, disse Schroeder.

Ainda assim, reduzir o tamanho da lista de credores pode ajudar a administração da Oi a concentrar os esforços na negociação com bancos e detentores de títulos, acrescentou o executivo.

Schroeder afirmou que espera que o conselho de Oi discuta um plano final ajustado de reestruturação "dentro de dias ou semanas", antes de entregá-lo aos credores. Ele confirmou o prazo de setembro para o voto dos credores.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

"Estamos cada vez mais perto, pode ser uma questão de dias ou umas poucas semanas ... entendemos que existe cada vez mais vontade de chegar a um acordo que beneficie a todos e permita a companhia sair da recuperação judicial", disse o presidente da Oi.

(Por Guillermo Parra Bernal com reportagem adicional de Aluísio Alves)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações