Pompeo adverte aliados de que uso de equipamentos da Huawei dificulta parceria com os EUA

Reuters  |  Autor 

Publicado 11.02.2019 20:18

Pompeo adverte aliados de que uso de equipamentos da Huawei dificulta parceria com os EUA

Por Lesley Wroughton e Gergely Szakacs

BUDAPESTE (Reuters) - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, advertiu aliados dos Estados Unidos nesta segunda-feira contra o uso de equipamentos da gigante de tecnologia chinesa Huawei, dizendo que isso pode dificultar alianças com Washington.

Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais acreditam que os equipamentos da Huawei podem ser usados para espionagem da China, e vêem a expansão da companhia na Europa central como uma maneira de estabelecer uma base no mercado europeu.

Washington está particularmente preocupado com a expansão da Huawei, a maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo, na Hungria e na Polônia.

"Queremos ter certeza de que identificamos para eles as oportunidades e os riscos de usar esse equipamento", disse Pompeo durante visita à capital da Hungria, Budapeste.

A Hungria é a primeira parada de uma viagem de Pompeo pela Europa central, que também inclui passagens pela Eslováquia e pela Polônia, como parte do que autoridades do governo dizem ser um esforço para compensar uma falta de engajamento dos EUA na região que abriu a porta para maior influência chinesa e russa.

A Huawei nega realizar trabalho de inteligência para qualquer governo. A companhia diz que suas tecnologias servem 70 por cento dos húngaros e que coopera com a maior parte dos fornecedores de telecomunicações da Hungria, incluindo com empresas estatais.

"Temos visto isso por todo o mundo, isso também torna mais difícil para os EUA estarem presentes", disse Pompeo a repórteres durante parada na embaixada dos EUA, em referência aos equipamentos da Huawei. "Se esse equipamento está onde temos importantes sistemas norte-americanos, isso torna mais difícil para nós nos aliarmos ao lado deles".

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações