Por que Elon Musk pode afundar a Tesla com a compra do Twitter?

Investing.com

Publicado 28.04.2022 02:02

Atualizado 28.04.2022 11:30

Por Laura Sánchez, do Investing.com Espanha

Investing.com - Desde que o Twitter (NYSE:TWTR) anunciou que havia dito 'sim' à oferta de compra de Elon Musk, os mercados especularam sobre a evolução da empresa de veículos elétricos Tesla (NASDAQ:TSLA), fundada pela pessoa mais rica do mundo.

“A oferta por ação no acordo de compra do Twitter (SA:TWTR34) está 30% abaixo do pico de preço das ações do ano passado e provavelmente reflete as perspectivas sombrias para o setor de mídia social e o único impacto gradual da mudança de rumo do CEO Parag Agrawal” diz Ben Laidler, Estrategista de Mercados Globais da eToro.

Além disso, de acordo com esse especialista, “o sucesso da oferta pelo Twitter também pode preocupar os acionistas da Tesla (SA:TSLA34), já que seu CEO estaria envolvido em outro projeto de grande escala e poderia vender parte de sua participação de 9,1%, que está avaliada em mais mais de US$ 90 bilhões.

Analistas apontam que quando Elon Musk apresentou o financiamento de sua oferta de compra do Twitter, ele prometeu contribuir com 21 bilhões de dólares em dinheiro.

LEIA MAIS - Mistério: Como Elon Musk vai financiar a compra do Twitter?

“Mesmo para Musk, que vale bem mais de US$ 200 bilhões, é muito dinheiro. A maior parte de sua riqueza está vinculada às ações da Tesla, e uma das maneiras mais óbvias de levantar o dinheiro seria vender algumas dessas ações.

Dada a enorme capitalização de mercado da Tesla e sua inclusão nos principais índices de ações, muitas grandes fortunas possuem ações da Tesla. A perspectiva de Musk vender algumas de suas participações e gastar menos tempo com a Tesla ao mudar seu foco para o Twitter levantou questões sobre as perspectivas para o preço das ações da montadora.

De fato, a ação da Tesla acumula baixa de 16,7% desde segunda-feira, dia do anúncio da compra do Twitter. No mesmo período, o índice S&P 500 tem uma leve queda de 1,5%.

Para ter uma ideia de proporção, a "queda" de 12,18% na terça-feira significou perdas de 126 bilhões de dólares de sua capitalização de mercado em um único dia, quase o triplo do que Musk terá que pagar pelo Twitter.

LEIA MAIS: Elon Musk confronta e ridiculariza Bill Gates por seus shorts em Tesla

Nos últimos 7 dias, a Tesla acumula uma queda de 17,58% e em abril a ação recua 23,14%. Foi em 4 de abril que Musk revelou pela primeira vez que havia comprado uma grande participação no Twitter.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações