Presidente Xi aumenta risco regulatório para o setor de baterias de VEs na China

Investing.com  |  Autor Michael Elkins

Publicado 10.03.2023 13:34

Atualizado 13.03.2023 13:04

Por Michael Elkins

As empresas fabricantes de baterias da China ficaram de sobreaviso nesta semana, após uma mensagem do presidente Xi Jinping. Na segunda-feira, o mandatário declarou que tinha sentimentos mistos com a CATL (SZ:300750) e seu status de maior fabricante de baterias do mundo. Xi declarou que estava, ao mesmo tempo, feliz e preocupado com o predomínio da CATL no segmento de baterias automotivas.

Os comentários do presidente mostram que a CATL está chamando a atenção do alto escalão das autoridades chinesas. Desde o ano passado, os clientes da CATL vêm reclamando sobre a posição de mercado da companhia, que já alertou para os riscos de expansão muito rápida da indústria.

Três executivos da indústria de baterias, incluindo dois da CATL, e duas pessoas próximas aos órgãos reguladores estão trabalhando com o mercado, de acordo com a Reuters. Eles afirmaram que entenderam a mensagem de Xi como um alerta tanto para a empresa em si quanto para a indústria de baterias de forma mais ampla.

Uma dessas cinco pessoas é um alto gerente da CATL, que expressou preocupação com as afirmações de Xi em relação a todo o setor. “Está aumentando a pressão sobre todas as partes”, declarou, dizendo ainda que “mesmo que o governo pise no freio, a posição da CATL dentro da indústria não será abalada”.

Segundo Xinhua, o mandatário chinês teria dito que a regulação deveria garantir que indústrias emergentes, como a produção de baterias, se desenvolvessem "de forma prudente e constante”, a fim de evitar “um boom e uma corrida desenfreada” sem sustentação.

O acordo da CATL envolvendo o licenciamento da sua tecnologia de baterias para a produção em uma fábrica da Ford (NYSE:F) também estaria na mira das autoridades dos EUA e da China, diante do acirramento da concorrência entre os dois países no mercado de veículos elétricos. O senador republicano Marco Rubio foi convocado pelo governo Biden para repassar o acordo.

A CATL disse aos investidores que a parceria, baseada em “estratégias comerciais”, estava avançando.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações