Prosus embolsa US$14,6 bi com venda de participação na Tencent

Reuters

Publicado 08.04.2021 16:20

Por Toby Sterling e Scott Murdoch

AMSTERDÃ (Reuters) - A investidora de tecnologia Prosus (AS:PRX) disse nesta quinta-feira que embolsou 14,6 bilhões de dólares com a venda de uma participação de 2% da gigante chinesa Tencent (HK:0700), em um dos maiores 'block trades' de todos os tempos.

"Nossa crença na Tencent e em sua equipe de gestão é inabalável, mas também precisamos financiar o crescimento contínuo de negócios principais e dos setores emergentes", disse Koos Bekker, presidente da Prosus , sediada em Amsterdã, em pronunciamento após a conclusão do negócio nesta quinta-feira.

Em um comunicado à Bolsa de Valores de Hong Kong, a gigante de jogos e mídia social da China disse que a Prosus vendeu 191,89 milhões de ações por 595,00 dólares de Hong Kong, reduzindo sua participação para 28,9%.

O preço teve um desconto de 5,5% em relação ao fechamento da quarta-feira da Tencent, que foi de 629,50 dólares de Hong Kong. As ações da Tencent, que subiram 10% este ano, fecharam com queda de 1,5% nesta quinta-feira, a 620 dólares de Hong Kong.

Pony Ma, presidente do conselho da Tencent, disse em declaração que via a Prosus, que foi desmembrada da Naspers (JO:NPNJn) da África do Sul em um IPO em 2019, como um "parceiro estratégico comprometido por muitos anos".

"A Tencent respeita e entende a decisão (da venda de ações)", disse. A Prosus se comprometeu a não reduzir ainda mais sua participação remanescente nos próximos três anos. A venda se deu por meio de um 'block trade', quando um grande lote de ações é negociado na bolsa, geralmente por meio de leilão.

A Prosus possui participações em plataformas de entrega de alimentos online, mercados de classificados e empresas de pagamentos digitais.

A venda da participação da Tencent reduziu ligeiramente a diferença entre o valor de mercado da Prosus, de 153 bilhões de euros, e o valor de sua participação remanescente na Tencent, de cerca de 186 bilhões de euros nesta quinta-feira.

(Reportagem de Toby Sterling, Scott Murdoch e Abhinav Ramnarayan)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações