SAP vê receita estável em 2021, após superar expectativas no 4° tri

Reuters

Publicado 15.01.2021 11:02

BERLIM, 15 Jan - (Reuters) - A desenvolvedora de softwares corporativos SAP (DE:SAPG) previu uma receita estável, mas declínio no lucro operacional em 2021, após divulgar os resultados do quarto trimestre que superaram as expectativas do mercado, elevando suas ações nesta sexta-feira.

Dando uma visão antecipada dos resultados de 2020 e definindo a perspectiva para 2021, a SAP disse que a receita ajustada, em moeda constante, deve crescer em 2% este ano, enquanto o lucro operacional ajustado cairá de 1% a 6%.

O presidente-executivo Christian Klein suspendeu suas metas de lucro de médio prazo em outubro e disse que a SAP apostaria tudo na migração para a computação em nuvem, alertando que os negócios demorariam mais do que o esperado para se recuperar da pandemia de coronavírus.

A receita da SAP em 2020 superou sua perspectiva, enquanto o lucro atingiu o teto da previsão, disse a empresa em comunicado antes de divulgar os resultados totais em 29 de janeiro.

"Nosso forte final de ano e o próximo lançamento de nossa nova oferta de transformação holística de negócios nos posicionam bem para cumprir nossas novas metas", disse Klein em comunicado junto com a divulgação dos resultados.

As ações da SAP subiam 1,4% em Frankfurt. Elas perderam mais de 25% de seu valor desde seu recorde histórico em setembro, avaliando a empresa em 156 bilhões de dólares. O vice-presidente financeiro, Luka Mucic, destacou a geração recorde de fluxo de caixa em 2020, que dobrou ante os 7 bilhões de euros em 2019.

A unidade de nuvem seguiu impactada pela receita de transações com pagamento conforme o uso, como no Concur, aplicativo de gerenciamento de despesas, afetado por uma queda nas viagens corporativas.

A SAP disse que sua mudança para serviços em nuvem baseados em assinatura impulsionará o crescimento e as margens de lucro a longo prazo, mas se livrar das taxas iniciais que suas licenças de software geram criará um problema no curto prazo.

A receita de nuvem não auditada e em moedas constantes aumentou 13% no quarto trimestre, enquanto a carteira atual da nuvem - o indicador preferido da empresa de desempenho de vendas - cresceu 14%, também em moeda constante.

O lucro operacional trimestral cresceu com apoio de menores despesas de compensação baseadas em ações, aumentando 3% em moeda constante. A margem operacional ajustada, também em moeda constante, cresceu 1,5 ponto percentual, para 36,8%.

(Por Douglas Busvine)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações