Tesla faz transporte aéreo para nova linha de produção de baterias

Reuters  |  Autor 

Publicado 25.05.2018 18:59

Tesla faz transporte aéreo para nova linha de produção de baterias

Por Edward Taylor e Alexandria Sage

FRANKFURT, SAN FRANCISCO (Reuters) - A Tesla enviou seis aviões cheios de robôs e equipamentos da Europa para a Califórnia, num esforço incomum para acelerar a produção de baterias para seu veículo elétrico Model 3, disseram à Reuters pessoas familiarizado com o assunto.

O transporte de equipamento aéreo para uma linha de produção é custoso e pouco usado na indústria automotiva e o movimento ressalta a urgência do presidente da Tesla, Elon Musk, em controlar problemas de fabricação que prejudicaram o lançamento do Model 3 e levaram as contas da Tesla para o vermelho.

"Como de costume na Tesla, tudo está sendo feito com pressa e dinheiro parece não ser um obstáculo", disse uma das fontes.

A Tesla se recusou a comentar se recebeu novos equipamentos de produção da Europa.

Os investidores estão observando atentamente a Tesla e Musk para ver se a fabricante de carros elétricos conseguirá produzir em larga escala o Model 3, carro com potencial para impulsionar a fabricante e torná-la uma grande produtora, além de garantir sua estabilidade financeira.

Equívocos de fabricação levaram a Tesla a errar várias vezes as metas de produção do sedã e levantaram dúvidas sobre as promessas de Musk de que a empresa deixará de queimar dinheiro no terceiro trimestre. A Tesla teve um fluxo de caixa negativo de 1 bilhão de dólares no primeiro trimestre, e no início deste mês divulgou que poderia oferecer sua fábrica de montagem de veículos Fremont, Califórnia, como garantia de dívida.