TIM, Surf e Flamengo acertam criação de operadora voltada a torcedor rubro-negro

Estadão Conteúdo

Publicado 05.08.2022 15:06

Atualizado 07.08.2022 12:54

TIM, Surf e Flamengo acertam criação de operadora voltada a torcedor rubro-negro

A Surf Telecom e o Flamengo firmaram uma parceria para lançar a primeira operadora virtual voltada para os torcedores do time de futebol em todo o País, utilizando a rede da TIM (BVMF:TIMS3).

A nova operadora rubro-negra oferecerá planos de internet, ligações locais e interurbanas ilimitadas para fixo e celular de qualquer operadora.

Os planos voltados para os flamenguistas terão o uso gratuito e ilimitado de determinados aplicativos, como a FlaTV+, e navegação na recém-lançada tecnologia 5G nas cidades onde a nova rede já está disponível.

A Surf Telecom é uma operadora virtual, ou MVNO (mobile virtual network operation, na sigla em inglês), empresa que presta serviço de telefonia e internet a partir da locação das redes de outras operadoras, no caso a TIM.

Ela é contratada por outras empresas para ofertar planos de internet com benefícios para um nicho de consumidores finais. A lista de clientes inclui desde corporações como Uber (NYSE:UBER) (BVMF:U1BE34), Carrefour (BVMF:CRFB3) e Correios até times de futebol, como Palmeiras, Fluminense e Vasco, entre outros.

Por sua vez, a TIM é a maior fornecedora de rede de acesso e infraestrutura para MVNOs no País. A tele afirma que abriga 67% das operadoras móveis. Isso corresponde a 87,6% da base de todos os clientes de operadoras móveis virtuais no Brasil.

Curiosamente, o anúncio do acordo entre as partes acontece em um momento em que a TIM, bem como as rivais Claro e Vivo, estão contestando as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para oferta de roaming no atacado.

A agência reguladora estabeleceu valores de referencia para as grandes teles disponibilizarem suas redes no atacado e garantirem o acesso ao mercado pelas operadoras menores. Isso foi uma contrapartida definida para dar autorização à venda da Oi (BVMF:OIBR3) Móvel para TIM, Vivo e Claro, o que gerou uma concentração no mercado de telefonia móvel. A Oi, aliás, era uma grande fornecedores de redes para os MVNOs.

Nesta semana, a Anatel rejeitou os recursos de TIM, Vivo e Claro para revisar os valores de referência do roaming nacional estabelecidos pelo órgão. Paralelamente, correm na justiça ações a respeito da metodologia correta para cálculo desses valores.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações