Toshiba e Western Digital encerram disputa por unidade de chips e devem retomar investimentos conjuntos

Reuters

Publicado 13.12.2017 16:16

Toshiba e Western Digital encerram disputa por unidade de chips e devem retomar investimentos conjuntos

TÓQUIO (Reuters) - A Toshiba e sua parceira no negócio de chips Western Digital concordaram em resolver uma longa disputa sobre os planos do conglomerado japonês para vender sua unidade de chips, disseram as empresas em comunicado, eliminando um obstáculo importante para o negócio.

A Toshiba firmou acordo de venda da Toshiba Memory, maior produtora de chips Nand do mundo, no fim de setembro, para um consórcio liderado pela Bain Capital, por 18 bilhões de dólares, para cobrir passivos decorrentes da falência da Westinghouse, unidade de energia nuclear da Toshiba nos Estados Unidos.

Com o armazenamento de dados chave para a maioria das tecnologias de próxima geração, a demanda por chips Nand cresceu e a norte-americana Western Digital, que foi rejeitada como compradora da unidade, ameaçou impedir qualquer negócio sem seu consentimento.

O acordo entre as empresas exige que a Western Digital desista dos processos de arbitragem que iniciou para impedir a venda para o consórcio da Bain Capital, e em troca a Toshiba terá que permitir que a parceira norte-americana invista em uma nova linha de produção de chips de memória avançados a partir de 2018.

Como parte do acordo, a Toshiba e a Western Digital estenderão os acordos existentes para suas joint ventures em Yokkaichi, no centro do Japão, até pelo menos 2027. Os acordos atuais começam a expirar a partir de 2021.

As participações nas joint ventures de chips continuam em 50,1 por cento para a Toshiba e 49,9 por cento para a Western Digital.