Toyota anuncia reforço em produção de elétricos, e meta de 3,5 milhões em 2030

Estadão Conteúdo

Publicado 14.12.2021 18:09

Atualizado 15.12.2021 08:29

Toyota anuncia reforço em produção de elétricos, e meta de 3,5 milhões em 2030

A Toyota Motor (NYSE:TM) (SA:TMCO34) anunciou nesta terça-feira que produzirá 3,5 milhões de veículos elétricos por ano até 2030. A companhia ressaltou que gostaria que todos os modelos de seu modelo Lexus fossem elétricos até 2030 nos EUA, China e Europa. E mostrou mais de uma dúzia de modelos elétricos que pretende ter à venda em nove anos.

Em maio deste ano, a Toyota havia estabelecido a intenção de vender cerca de dois milhões de veículos elétricos até 2030. Hoje, quase dobrou essa meta, citando a cúpula do clima em novembro em Glasgow e a ordem executiva do governo do presidente Joe Biden com o objetivo de aumentar as vendas desse tipo de automóvel. O presidente da Toyota, Akio Toyoda, disse em entrevista coletiva que a empresa se sentiu compelida a atualizar seus planos para alcançar a neutralidade de carbono depois da cúpula.

Até recentemente, Toyoda era cauteloso sobre os elétricos. Ele questionou se os consumidores queriam comprar um carro movido a bateria e disse que os modelos poderiam não ser tão bons para o meio ambiente quanto os veículos híbridos gás-elétricos nos quais a Toyota se especializou, porque muita eletricidade ao redor do mundo é gerada a partir de combustíveis fósseis.

A empresa ressaltou que aumentará os gastos com pesquisa e produção de baterias para 2 trilhões de ienes, o equivalente a US$ 17,6 bilhões, ante um plano anterior de 1,5 trilhão de ienes. Uma usina de bateria está planejada para a Carolina do Norte. No total, a empresa disse que investirá cerca de US$ 35 bilhões em veículos elétricos na próxima década. "Não estamos dizendo que usaremos tudo. Isso é uma indicação de que estamos prontos", disse o chefe de tecnologia Masahiko Maeda.

Lexus está definida para se tornar uma marca totalmente elétrica em 2035, e os modelos planejados incluem um carro esporte que vai de zero a 100 quilômetros por hora em dois segundos. No entanto, a mudança da Toyota para elétricos é mais lenta do que alguns concorrentes. Isso é devido à falta de infraestrutura de recarga e fornecimento de eletricidade em muitos dos países onde a Toyota vende carros.

A Toyota registrou 9,9 milhões de vendas totais de veículos no varejo no ano encerrado em 31 de março, o que significa que a meta de 3,5 milhões de elétricos para 2030 representa cerca de um terço das vendas globais, assumindo que o total geral permaneça estável. Entre as concorrentes, a Ford (NYSE:F) (SA:FDMO34) pretende que 40% de suas vendas venham de veículos do tipo até 2030. A Volkswagen (DE:VOWG) planeja que metade de suas vendas sejam de elétricos até 2030. A Daimler (DE:DAIGn) pretende que sua marca Mercedes-Benz seja totalmente elétrica até o final da década.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Fonte: Dow Jones Newswires.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações