TSMC vê queda acentuada em receita e reduz investimentos; ações de fabricantes de chips caem

Reuters  |  Autor 

Publicado 17.01.2019 14:32

TSMC vê queda acentuada em receita e reduz investimentos; ações de fabricantes de chips caem

Por Yimou Lee e Jess Macy Yu

TAIPEI (Reuters) - A Taiwan Semiconductor (TSMC) reduziu o investimento anual e previu a queda mais acentuada na receita trimestral em uma década, juntando-se a uma série de companhias de tecnologia alertando para desaceleração na demanda global por smartphones.

O recuo projetado pela TSMC, uma referência para a demanda global de tecnologia, já que seus clientes incluem Apple (NASDAQ:AAPL), Qualcomm e Huawei é um mau presságio para seus pares e fornecedores como Intel (NASDAQ:INTC), Nvidia e ASML, que devem reportar resultados nas próximas semanas.

As ações de fabricantes de chips europeias desabaram após a estimativa de receita da TSMC, com a Siltronic caindo 6 por cento e a STMicroelectronics cedendo 3 por cento.

Investidores já temem uma desaceleração global em empresas de tecnologia, após alertas da Samsung e da Apple, que mais cedo neste mês reduziu a previsão de vendas em razão da fraca demanda por iPhones na China.

A TSMC, maior fabricante de chips do mundo, disse que a queda repentina nas vendas de smartphones mais sofisticados levou ao aumento dos estoques, e a fraca demanda seguirá pesando até novos lançamentos de smartphones no segundo semestre.

"O estoque na cadeia de suprimentos é grande", o que pode levar a um recuo na primeira metade de 2019 para os negócios de smartphones, disse o presidente do conselho de administração da TSMC, Mark Liu, em teleconferência após resultados.

A companhia previu receita de 7,3 bilhões a 7,4 bilhões de dólares no primeiro trimestre. A queda de quase 14 por cento seria a mais acentuada desde o primeiro trimestre de 2009, de acordo com dados da Refinitiv, quando a receita despencou 54 por cento em dólar taiwanês.

Para todo o ano de 2019, TSMC espera que o crescimento da receita caia mais que pela metade, para 1 a 3 por cento ante 6,5 por cento em 2018. Por isso, a companhia anunciou planos para reduzir investimentos.

"Devido à perspectiva macroeconômica em 2019, estamos reduzindo os gastos de capital este ano em várias centenas de milhões de dólares para um nível entre 10 bilhõs e 11 bilhões de dólares", afirmou o diretor financeiro, Lora Ho.

(Por Yimou Lee e Jess Macy Yu, com reportagem adicional de Lee Chyen Yee)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações