Uber recebe US$50 bi em corridas em 2018, mas lucro ainda não aparece antes de IPO

Reuters  |  Autor 

Publicado 15.02.2019 17:19

Uber recebe US$50 bi em corridas em 2018, mas lucro ainda não aparece antes de IPO

Por Heather Somerville

SÃO FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - O Uber registrou 50 bilhões de dólares em corridas em seus serviços de transporte de passageiros e entrega de comida em 2018, um indicativo do tamanho e alcance global da empresa enquanto se prepara para atrair investidores para uma das maiores ofertas públicas iniciais de ações da história.

Mas os números divulgados pela companhia nesta sexta-feira mostraram que a receita subiu apenas 2 por cento no quarto trimestre, um sinal de que a empresa continua a subsidiar corridas em mercados disputados e que levanta dúvidas sobre as possibilidades de crescimento.

A receita anual do Uber em 2018 foi de 11,3 bilhões de dólares, alta de 43 por cento sobre o ano anterior. O prejuízo antes de impostos, depreciação e outras despesas foi de 1,8 bilhão de dólares ante 2,2 bilhões de resultado negativo em 2017.

A companhia ressaltou o número de corridas de 2018, que representou uma alta de 45 por cento sobre 2017.

Em dezembro, o Uber fez um pedido confidencial de oferta pública inicial, que pode ocorrer já no segundo trimestre deste ano. A empresa está correndo com a rival Lyft para promover o primeiro IPO de uma empresa de transporte urbano por aplicativo.

"Ano passado foi nosso mais forte até agora e o quarto trimestre marcou outro recorde", disse o vice-presidente financeiro do Uber, Nelson Chai.

A companhia afirmou que as corridas brutas no quarto trimestre somaram um recorde de 14,2 bilhões de dólares, alta de 11 por cento sobre o trimestre anterior. A receita no quarto trimestre alcançou 3 bilhões de dólares, altas de 2 por cento sobre o terceiro trimestre e de 24 por cento na comparação anual.

"O Uber precisa mostrar que pode controlar custos e fazer dinheiro, basicamente precisa fornecer um forte argumento de que seu modelo de negócios não é falho e que pode conseguir lucratividade sustentável apesar das questões com motoristas, clientes e políticos", disse David Brophy, professor de finanças da Escola de Negócios Ross, da Universidade de Michigan.

A intensa competição com rivais ao redor do globo tem mantido as contas do Uber no vermelho. A empresa compete na Índia contra a Ola, na América Latina contra a chinesa Didi Chuxing e no Oridente Médio contra a Careem, que têm pressionado o grupo norte-americano a reduzir preços de corridas, aumentar pagamentos a motoristas e investir pesado em marketing e recrutamento.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora