Uber reduz perdas, aumenta negócios e planeja nova venda de ações

Reuters  |  Autor 

Publicado 23.05.2018 21:01

Uber reduz perdas, aumenta negócios e planeja nova venda de ações

Por Heather Somerville

SAN FRANCISCO (Reuters) - O Uber reduziu o prejuízo quase pela metade e o número de corridas aumentou 51 por cento em um ano, disse a empresa de serviço de transporte de passageiros nesta quarta-feira, mostrando que meses de escândalo e o recuo de mercados no exterior não têm afetado seu negócio.

O Uber também registrou um ganho extraordinário de 2,5 bilhões de dólares, oriunda em grande parte da venda de suas unidades de negócios na Rússia e no Sudeste Asiático, um sinal de quão caras as operações internacionais da companhia podem ser quando tentam enfrentar as empresas locais concorrentes.

A melhora geral das finanças do Uber, refletida no primeiro trimestre, vem após um ano de polêmicas envolvendo alegações de assédio sexual, processos de motoristas e empregas, alegações de roubo de segredos comerciais, investigações federais e revelação de uma enorme violação de dados.

Os resultados refletem o segundo trimestre sob o comando do presidente-executivo do Uber, Dara Khosrowshahi, que substituiu o fundador e ex-presidente-executivo, Travis Kalanick, em 2017. Khosrowshahi planeja listar a empresa no ano que vem, e deve reduzir as perdas, contratar um diretor financeiro, cargo vazio há três anos, e provar que pode obter lucro.

O Uber disse que fará uma venda secundária de ações para funcionários e investidores atuais que avaliaram a empresa em 62 bilhões de dólares, mais do que os 48 bilhões em um aporte em 2017. O Coatue Management, um novo investidor, e os atuais investidores do Uber, a Altimeter Capital e a TPG, comprarão até 600 milhões de dólares em ações a 40 dólares por ação.

A transação será lançada na próxima semana e deve ser concluída no fim de junho, disse o Uber. O acordo não traz dinheiro novo para a empresa, mas permite que funcionários e investidores obtenham algum dinheiro por suas ações, mesmo que a empresa siga fechada, um sinal de que a administração está tentando apaziguar os acionistas de longo prazo.

O Uber teve 11,3 bilhões de dólares em corridas no trimestre, 4 por cento acima do trimestre anterior e 51 por cento maior do que um ano antes. A receita somou 2,6 bilhões de dólares, alta sequencial de 8 por cento e 73 por cento ano a ano.

Excluindo o ganho da venda de seus negócios do Sudeste Asiático para a rival Grab e seus negócios na Rússia para a concorrente Yandex, bem como outras transações pontuais, o Uber teve prejuízo de 312 milhões de dólares, ante 775 milhões de dólares no trimestre passado e 598 milhões um ano atrás.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Por Heather Somerville)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações