Afogamento de criança no litoral da Grécia é 1ª fatalidade após Turquia abrir a fronteira

Reuters

Publicado 02.03.2020 12:19

Afogamento de criança no litoral da Grécia é 1ª fatalidade após Turquia abrir a fronteira

Por Lefteris Papadimas e Alkis Konstantinidis

KASTANIES/LESBOS, Grécia (Reuters) - Uma criança morreu depois que um barco naufragou nesta segunda-feira no litoral da ilha grega de Lesbos, disseram autoridades da Grécia, a primeira fatalidade relatada desde que a Turquia abriu sua fronteira na semana passada para permitir que imigrantes cheguem à Europa.

Separadamente, duas fontes de segurança turcas disseram à Reuters que um imigrante sírio morreu em decorrência de ferimentos nesta segunda-feira depois que forças de segurança gregas intervieram para impedir que imigrantes cruzassem da Turquia para a Grécia, mas Atenas classificou a afirmação como "fake news".

Mais de 10 mil imigrantes, a maioria da Síria, de outros países do Oriente Médio e do Afeganistão, chegaram às fronteiras terrestres da Turquia com a Grécia e a Bulgária, Estados da União Europeia, desde que Ancara comunicou na quinta-feira que não os manterá mais em seu território.

Policiais gregos e turcos dispararam gás lacrimogêneo contra a multidão presa entre as cercas da terra de ninguém durante o final de semana.