Agência da ONU para refugiados palestinos diz que tem fundos para operar até final de maio

Reuters

Publicado 26.03.2024 11:01

Por Gabrielle Tétrault-Farber

GENEBRA (Reuters) - A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês) tem fundos suficientes para realizar suas operações o final de maio, depois que muitos doadores suspenderam seus financiamentos devido às acusações de Israel de que alguns funcionários da organização participaram do ataque do grupo militante Hamas em 7 de outubro, disse o chefe da UNRWA nesta terça-feira.

"O que posso dizer hoje é que podemos realizar nossas operações até o final de maio, enquanto há um mês eu tinha apenas a visibilidade para a próxima semana ou duas semanas", disse o comissário-geral da UNRWA, Philippe Lazzarini, à Reuters em Genebra.

"Mas isso também mostra o quanto é ruim a situação financeira da organização."

A UNRWA, que fornece ajuda e serviços essenciais aos refugiados palestinos em Gaza, na Cisjordânia ocupada por Israel e em toda a região, está em crise desde que Israel acusou 12 de seus 13 mil funcionários em Gaza de envolvimento no ataque de 7 de outubro contra o país, que desencadeou a guerra no enclave palestino.

As acusações fizeram com que vários países, inclusive os Estados Unidos, suspendessem o financiamento. Muitos países, incluindo Canadá, Austrália, Finlândia e Suécia, têm retomado suas contribuições desde então.

"Tenho esperança de que mais deles retornem", disse Lazzarini sobre os doadores.