Agências dos EUA acreditam que Putin provavelmente não ordenou assassinato de Navalny, diz jornal

Reuters

Publicado 27.04.2024 13:40

LONDRES (Reuters) - Agências de inteligência dos Estados Unidos determinaram que o presidente russo, Vladimir Putin, provavelmente não ordenou o assassinato do opositor político Alexei Navalny em uma prisão no Ártico em fevereiro, segundo reportagem do Wall Street Journal neste sábado.

Navalny, que morreu aos 47 anos, era o principal crítico doméstico de Putin. Seus aliados, rotulados de extremistas pelas autoridades, acusaram Putin de tê-lo assassinado e disseram que apresentarão evidências para fundamentar a alegação.

O Kremlin negou qualquer envolvimento do Estado. No mês passado, Putin disse que a morte de Navalny era “triste” e afirmou que estava pronto para entregar o político preso ao Ocidente em uma troca de prisioneiros se Navalny nunca retornasse à Rússia. Segundo aliados de Navalny, essas negociações estavam em andamento.

De acordo com a reportagem, citando fontes anônimas com conhecimento do assunto, Washington não absolveu, porém, o líder russo de responsabilidade pela morte de Navalny porque o político de oposição foi alvo das autoridades russas por anos, detido sob acusações que, na opinião do Ocidente, foram politicamente motivadas, e foi envenenado em 2020 com um agente nervoso.

O Kremlin nega envolvimento estatal no envenenamento de 2020.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse neste sábado que viu a reportagem do Wall Street Journal que, segundo ele, continha “especulações vazias”.

A Reuters não conseguiu verificar de maneira independente a reportagem do Journal, que citou fontes dizendo que a conclusão foi “amplamente aceita na comunidade de inteligência e compartilhada por várias agências, incluindo a CIA, o gabinete do Diretor de Inteligência Nacional e a unidade de inteligência do Departamento de Estado”.

O jornal citou Leonid Volkov, assessor sênior de Navalny, dizendo que as conclusões dos EUA são ingênuas e ridículas.

(Reportagem de Andrew Osborn)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações