Ataques das Farc matam 4 militares e causam vazamento de petróleo na Colômbia

Reuters

Publicado 17.06.2015 19:00

Ataques das Farc matam 4 militares e causam vazamento de petróleo na Colômbia

Por Luis Jaime Acosta

BOGOTÁ (Reuters) - Ataques realizados pelas Farc causaram a morte de quatros soldados e a interrupção do bombeamento de petróleo do segundo maior oleoduto da Colômbia, informou o Exército nesta quarta-feira, em meio ao recrudescimento da violência e do chamado da guerrilha por um cessar-fogo bilateral durante os diálogos de paz com o governo.

Os militares morreram nesta quarta-feira quando guerrilheiros ativaram explosivos durante a passagem de uma patrulha e logo dispararam com fuzis e metralhadoras em uma zona na mata selvagem do departamento de Caquetá, no sul do país, detalhou o Comando do Exército.

Horas antes, o Exército divulgou que houve outros ataques com explosivos contra o oleoduto Caño Limón-Coveñas, que provocaram um considerável vazamento de petróleo no tio Tibú, que desemboca no El Catatumbo, na fronteira com a Venezuela.

Esse atentado, ocorrido na terça-feira perto dos municípios de Teorama e Tibú, no departamento de Santander, norte do país, também atribuído às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), causou a suspensão do bombeamento de petróleo pelo oleoduto.

No entanto, nem as exportações, nem a produção de petróleo foram interrompidas nos campos operados pela Occidental Petroleum (NYSE:OXY).

O oleoduto Caño Limón-Coveñas tem 780 quilômetros e capacidade para transportar diariamente cerca de 210 mil barris de petróleo produzidos nos campos do departamento de Arauca até um porto no mar do Caribe, de onde a commodity é exportada.

As Farc romperam um cessar-fogo unilateral há mais de três semanas em represália a um bombardeio no qual morreram 27 rebeldes, incluindo um líder que participou na negociação de paz com o governo em Cuba.

(Reportagem adicional de Nelson Acosta, em Havana)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações