Audiências no Congresso retratam um Trump desequilibrado e governador da Flórida pode se beneficiar

Reuters

Publicado 30.06.2022 09:46

Por Joseph Ax e Alexandra Ulmer

(Reuters) - Os depoimentos desta semana nas audiências do Congresso dos Estados Unidos sobre o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro retrataram um Donald Trump enfurecido jogando comida contra uma parede da Casa Branca, expressando apoio a ameaças contra seu vice-presidente e descartando a notícia de que alguns de seus apoiadores estavam armados com fuzis.

Os democratas esperam que as revelações lembrem os eleitores por que eles não reelegeram o ex-presidente em 2020. Mas o maior beneficiário político pode ser um colega republicano de Trump, o governador da Flórida, Ron DeSantis, seu principal rival em potencial pela indicação à eleição presidencial de 2024.

Trump e DeSantis ainda não declararam uma candidatura à Casa Branca em 2024, as primeiras disputas de indicação estão a mais de 18 meses e o país ainda precisa passar pelas eleições de meio de mandato de 8 de novembro que determinarão o controle do Congresso pelos próximos dois anos. Trump tem se mostrado notavelmente resistente a danos políticos e continua sendo a figura mais popular de seu partido.