Campanha de Trump vê saúde pública como arma para 2020

Reuters  |  Autor 

Publicado 24.05.2019 11:17

Campanha de Trump vê saúde pública como arma para 2020

Por Ginger Gibson e James Oliphant

WASHINGTON (Reuters) - A campanha à reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acredita que pode transformar o debate sobre o futuro da saúde pública no país, a maior fragilidade dos republicanos nas eleições parlamentares do ano passado, em uma vantagem para a disputa pela Casa Branca em 2020.

Isso teria parecido altamente improvável poucos meses atrás, quando os democratas capitalizaram sobre a questão da cobertura para problemas médicos preexistentes para assumir a maioria da Câmara dos Deputados.

Desde então, os pré-candidatos presidenciais democratas estão debatendo o quão longe devem ir para transformar o sistema de saúde pública dos EUA. Alguns deles sugeriram abolir os planos particulares em favor de um único plano administrado pelo governo, que alguns chamam de Medicare for All, e outros postulam reformas mais modestas.

A campanha de Trump está apostando que o eventual vencedor da indicação democrata no ano que vem terá sido forçado a defender uma proposta de reforma abrangente da saúde pública que pode afugentar eleitores moderados.

"O presidente retomou o assunto", disse Tim (SA:TIMP3) Murtaugh, diretor de Comunicação da campanha de Trump, à Reuters em uma entrevista. Segundo ele, os democratas estão tirando os cartões de plano de saúde de suas carteiras e "tornando-o sem valor".

Cerca de metade dos doze postulantes democratas de primeiro escalão disputando a indicação defendem alguma versão do Medicare for All, segundo uma análise de propostas de campanha feita pela Reuters.