Canteiro de obras em Pompeia revela métodos de construção dos antigos romanos

Reuters

Publicado 25.03.2024 17:42

ROMA (Reuters) - Arqueólogos desenterraram um canteiro de obras em Pompeia que joga luz sobre as técnicas de construção usadas pelos romanos para erguer estruturas icônicas como o Coliseu e o Panteão, disse o Ministério da Cultura da Itália nesta segunda-feira.

O canteiro estava provavelmente ativo até a erupção vulcânica do Monte Vesúvio, em 79 d.C., que destruiu Pompeia, no sul da Itália, diz comunicado do ministério.

Os arqueólogos encontraram ferramentas, telhas empilhadas, tijolos, pilhas de cal e pedras usadas para construir paredes.

Os romanos tinham uma técnica original para fazer cimento, disse o ministério, citando descobertas de arqueólogos que trabalharam com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

Redescoberto apenas no século 16, o sítio de Pompeia tem passado por uma série de atividades arqueológicas recentes com o objetivo de interromper anos de decadência e negligência.

O concreto parece ter sido feito por meio de uma "mistura quente": cal viva era inicialmente misturada com pozolana seca ou cinza pozolânica. A água era adicionada apenas pouco antes das paredes serem erguidas.

Isso significa que durante a construção da parede a mistura de cal, pozolana e pedras ainda estava quente devido a uma reação térmica. Isso ajudava a secá-la mais rapidamente, reduzindo o tempo de construção da estrutura.

Normalmente, cal viva é diluída em água quente muito antes de ser usada na construção.

Gabriel Zuchtriegel, diretor do sítio de Pompeia, disse que as últimas descobertas "nos ajudam a entender muitos aspectos do grande Império Romano, inclusive sobre o uso de concreto".

"Sem concreto, não teríamos nem o Coliseu, nem o Panteão, nem as termas de Caracalla", disse.

Arqueólogos também encontraram jarros de armazenamento de ânforas usados para "extinguir" a cal usada no reboco e também para armazenar outras ferramentas, como pesos de chumbo, usados para erguer uma parede perfeitamente vertical ou enxadas de ferro para preparar a argamassa e trabalhar a cal.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

(Reportagem de Cristina Carlevaro)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações