Capital do Sudão tem confrontos intensos após cessar-fogo estendido

Reuters

Publicado 30.05.2023 18:24

DUBAI (Reuters) - Confrontos intensos puderam ser ouvidos na capital do Sudão nesta terça-feira, segundo moradores, depois que facções militares que lutam por mais de seis semanas concordaram em estender um acordo de cessar-fogo destinado a permitir que a ajuda chegue aos civis.

O Exército sudanês e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) concordaram em estender um acordo de cessar-fogo de uma semana por cinco dias, pouco antes dele expirar na noite de segunda-feira.

A trégua foi negociada e está sendo monitorada remotamente pela Arábia Saudita e pelos Estados Unidos, que afirmam que ela pode ter sido violada por ambos os lados, mas ainda permitiu a entrega de ajuda a cerca de 2 milhões de pessoas.

"Esperamos que esta trégua seja bem-sucedida, mesmo que seja apenas para parar um pouco a guerra e que possamos voltar às nossas vidas normais. Temos esperança na trégua e não temos outras opções", disse Hind Saber, um homem de 53 anos morador de Cartum.

Horas antes da extensão do acordo de cessar-fogo ser assinada, os moradores relataram combates intensos em todas as três cidades vizinhas em torno da confluência do Nilo -- Cartum, Omdurman e Bahri.

Os confrontos recomeçaram na noite de terça-feira nos arredores das cidades.