Chefe da ONU apoia ideia de fiscalizador global de IA inspirado em agência nuclear

Reuters

Publicado 12.06.2023 14:55

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O secretário-geral da ONU, António Guterres, apoiou nesta segunda-feira uma proposta de executivos de inteligência artificial para a criação de um órgão internacional de vigilância da IA nos moldes da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A tecnologia de IA generativa que pode gerar textos críveis tem cativado o público desde que o ChatGPT foi lançado há seis meses e tornou-se o aplicativo de crescimento mais rápido de todos os tempos. A IA também tem se tornado foco de preocupação devido à sua capacidade de criar imagens deepfake e outras formas de desinformação.

"Os alarmes sobre a mais recente forma de inteligência artificial -- a IA generativa -- são ensurdecedores. E são mais altos vindos dos desenvolvedores que a projetaram", disse Guterres a jornalistas. "Temos de levar esses avisos a sério."

O secretário-geral já havia anunciado planos para começar a trabalhar, até o final do ano, em um órgão consultivo de IA de alto nível para revisar regularmente os acordos de governança da área e oferecer recomendações sobre como eles podem se alinhar com os direitos humanos, o Estado de Direito e o bem comum.

Nesta segunda-feira, Guterres foi além: "Eu seria favorável à ideia de que poderíamos ter uma agência de inteligência artificial... inspirada no que a agência internacional de energia atômica é hoje".