Chefe de mercenários da Rússia admite intervenção nas eleições dos EUA

Investing.com  |  Autor Geoffrey Smith

Publicado 07.11.2022 12:34

Atualizado 07.11.2022 13:47

Por Geoffrey Smith

Investing.com – Um empresário russo amplamente visto como um dos principais aliados do presidente Vladimir Putin admitiu nesta segunda-feira ter interferido nas eleições dos EUA, faltando apenas um dia para as “midterms”, eleições parlamentares de meio de mandato que podem mudar o rumo do país nos próximos dois anos.

“Senhores, interferimos, estamos interferindo e vamos interferir”, afirmou Yevgeny Prigozhin, que foi acusado de operar uma “fábrica de trolls” para influenciar o resultado das votações em diversos países ocidentais, segundo um comunicado emitido por sua equipe.

“Estamos atuando de forma cuidadosa, precisa e cirúrgica”, teria dito Prigozhin, de acordo com a AFP.

Prigozhin estava respondendo a uma solicitação de comentário sobre uma reportagem da Bloomberg a respeito de uma possível intervenção da Rússia nas “midterms” americanas.

A declaração de Prigozhin reforça as alegações de longa data do partido Democrata envolvendo interferências russas com vistas a beneficiar principalmente o partido Republicano. O promotor especial Robert Mueller concluiu, em 2018, após uma longa investigação, que, durante a eleição presidencial de 2016, a Rússia tentou prejudicar a campanha da candidata democrata Hillary Clinton, aumentando as chances de vitória do seu adversário Donald Trump e semeando desconfiança na democracia americana. Trump e o partido Republicano refutaram tais alegações.

Prigozhin rechaçou rumores que o retratam como uma figura influente na política do Kremlin neste ano. Ele ganhou as manchetes em setembro ao confirmar que fundou o grupo de mercenários Wagner, responsável por levar a cabo os objetivos da política da Rússia, desde a Ucrânia até a República Centro-Africana, incluindo Síria e Líbia. O grupo recrutou ativamente presidiários da Rússia neste ano para reforçar a campanha do país na Ucrânia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações