Coalizão global apreende 145,3 toneladas de cocaína, anuncia Marinha da Colômbia

Reuters

Publicado 29.11.2021 20:11

BOGOTÁ (Reuters) - Autoridades militares e policiais de mais de 40 países da Europa e das Américas apreenderam 145,3 toneladas de cocaína na oitava fase da Operação Orion, uma operação naval multinacional contra o tráfico de drogas, anunciou a Marinha colombiana nesta segunda-feira.

O número representa a maior quantidade de cocaína já apreendida durante a operação até hoje.

Cerca de 575 pessoas de diferentes nacionalidades foram presas durante a campanha, que aconteceu entre outubro e novembro, afirmou a Marinha da Colômbia, acrescentando que 49 embarcações foram detidas, assim como seis submarinos e três aeronaves.

A operação também confiscou 66 toneladas de maconha.

Desde o lançamento da Operação Orion em 2018, a iniciativa conjunta já apreendeu mais de 545 toneladas de cocaína e 224 toneladas de maconha, de acordo com a Marinha colombiana.

Apesar das décadas de combate ao narcotráfico, a Colômbia continua sendo uma das principais produtoras globais de cocaína e sofre pressão constante dos Estados Unidos para reduzir plantações de coca --principal ingrediente para a fabricação da droga-- assim como as unidades de processamento de cocaína.

No ano passado, a capacidade de produção de cocaína da Colômbia cresceu 7,9%, para 1.010 toneladas, de acordo com o Gabinete Nacional de Políticas de Controle de Drogas da Casa Branca.

Argentina, Belize, França e Suriname, entre outros, participaram da oitava fase da Operação Orion.

(Reportagem de Luis Jaime Acosta)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações