Combates intensos persistem na Síria na iminência de novas conversas de paz

Reuters

Publicado 23.03.2017 10:29

Atualizado 23.03.2017 10:40

Combates intensos persistem na Síria na iminência de novas conversas de paz

BEIRUTE, (Reuters) - O Exército da Síria e aliados, inclusive grupos jihadistas, lutaram na capital Damasco e no norte de Hama nesta quinta-feira, na esteira da maior ofensiva dos insurgentes em meses, sublinhando as perspectivas desanimadoras para as conversas de paz que serão retomadas no final do dia.

Parece improvável que a ofensiva consiga reverter 18 meses de avanços militares contínuos do governo, que culminaram com a captura do enclave rebelde de Aleppo em dezembro, mas a operação mostrou a dificuldade do Exército para defender muitas frentes simultaneamente.

A intensificação dos combates nas últimas semanas, ocorrida apesar da vigência de um cessar-fogo mediado pela Rússia e pela Turquia também em dezembro, lança novas dúvidas sobre os esforços de pacificação em Genebra, onde as negociações serão retomadas nesta quinta-feira depois de apresentarem pouco progresso em rodadas recentes.

"Esperamos ver algum parceiro sério do outro lado da mesa", disse Salem al-Muslet, porta-voz do opositor Alto Comitê de Negociação (HNC, na sigla em inglês), na cidade suíça.

O governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, que tem apoio da Rússia, do Irã e de milícias xiitas, também está presente nas conversas de Genebra. Os dois lados se acusam de violar o cessar-fogo.

Em Damasco, a intensidade dos combates nos arredores da zona industrial de Jobar, no limiar dos bairros centrais da capital, aumentou depois da meia-noite, relatou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, grupo de monitoramento da guerra sediado no Reino Unido, nesta quinta-feira.

Uma unidade de mídia militar do Hezbollah, grupo libanês aliado do governo sírio, relatou confrontos em Jobar no início desta quinta-feira e um bombardeio pesado direcionado a posições dos rebeldes e à movimentação na área.

A televisão estatal mostrou um repórter falando do bairro de Abassiyin, na capital, no horário de pico matutino, mas a rua parecia tranquila, só com um ou dois carros e poucos pedestres, e o som repetido de explosões ao fundo.

Perto de Hama, insurgentes liderados pela aliança jihadista Tahrir al-Sham, mas também contando com grupos que lutam sob a bandeira do Exército Livre da Síria, fizeram novos avanços da noite para o dia e o enfrentamento continuou nesta quinta-feira, disse o Observatório.

Os rebeldes controlaram mais de 11 cidades e vilarejos nas primeiras 24 horas de sua ofensiva, iniciada no final da terça-feira, e estão a poucos quilômetros da cidade de Hama, informou a entidade. Na quarta-feira uma fonte militar síria disse que reforços estão a caminho do fronte de Hama.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A facção mais poderosa do Tahrir al-Sham é a antiga Frente Al-Nusra, que era a filiada oficial da Al Qaeda na Síria até cortar relações formalmente no ano passado.

(Por Angus McDowall; reportagem adicional de Issam Abdallah em Genebra)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações