Conselho repreende juiz federal dos EUA por algemar garota de 13 anos

Reuters

Publicado 01.05.2024 19:27

Por Nate Raymond

(Reuters) - Um painel judiciário federal repreendeu publicamente nesta quarta-feira um juiz de San Diego, nos Estados Unidos, por ele ter ordenado que um oficial de justiça algemasse uma garota de 13 anos para assustá-la e fazê-la não consumir drogas, evitando que ela se torne ré como seu pai.

O Conselho Judicial do 9º Circuito disse que o juiz Roger Benitez cometeu má conduta judicial durante uma audiência de fevereiro de 2023, ao adotar comportamento abusivo ou de assédio e por não ter mantido os altos padrões de conduta de um juiz federal.  

Benitez argumentou que suas ações não violaram a Lei de Conduta e Incapacidade Judicial ou o Código de Conduta de juízes federais. Ele afirmou que apenas agiu com o objetivo de garantir que a filha do réu fizesse melhores escolhas no futuro. 

Mas o conselho com nove membros disse que “boas intenções não desculpam sua conduta” e que uma investigação confirmou que Benitez adotou “métodos errados e inadequados que excederam a autoridade que lhe foi conferida”. 

Benitez não respondeu ao pedido por comentário. 

O incidente aconteceu durante uma audiência em 13 de fevereiro diante de Benitez, para revogar a liberdade condicional do pai da garota, que havia completado uma sentença de prisão de cinco anos em um caso de distribuição de drogas. 

Benitez condenou o homem a mais 10 meses sob custódia por violar os termos de sua liberdade supervisionada. O réu expressou preocupação por sua filha, presente na audiência, estar andando com pessoas que poderiam “levá-la ao mesmo caminho que eu segui”. 

“Você tem algemas?”, perguntou Benitez ao oficial de justiça minutos depois. 

O juiz, então, instruiu o oficial a algemar a garota e colocá-la na bancada do júri. 

Após permitir que ela fosse libertada, Benitez disse à garota, que estava chorando, que ela era uma “jovem garota muito bonitinha”, mas que, se não evitasse as drogas, “acabaria algemada” e “de volta onde eu a coloquei um minuto atrás”.  

(Reportagem de Nate Raymond em Boston)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações