Contrato entre UE e Pfizer mostra vacinas contra Covid a 15,5 euros por dose

Reuters

Publicado 21.04.2021 11:22

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia está pagando 15,5 euros por dose da vacina contra Covid-19 da Pfizer-BioNTech, de acordo com o primeiro contrato que o bloco assinou com as duas empresas e que foi vazado nesta quarta-feira ao jornal espanhol La Vanguardia.

O preço confirma o que a Reuters noticiou nos últimos meses. Grande parte da mídia relatou uma cifra mais baixa com base em um documento com preços parciais publicados brevemente no Twitter por um político belga que mais tarde apagou o tuíte.

O documento belga, que também incluiu preços de outras vacinas encomendadas pela UE, alimentou a teoria de que o bloco estava enfrentando atrasos nos suprimentos de vacina por ter pago muito pouco – apesar do contrato vazado da AstraZeneca em fevereiro que mostrou que o preço do remédio era mais alto do que aquele constante do documento belga.

Segundo o contrato vazado da Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34), a UE concordou em pagar em média 15,5 euros pelas primeiras 200 milhões de doses, e o mesmo por outras 100 milhões de doses opcionais, que encomendou dentro de um prazo estabelecido no contrato. Depois disto, teria pago 17,5 euros por dose.

Em janeiro, a UE assinou um segundo contrato de compra de outras 300 milhões de doses com a Pfizer-BioNTech que autoridades do bloco disseram manter o mesmo preço do primeiro contrato.

O contrato revelado ainda mostra que a UE deu à Pfizer e à BioNTech (NASDAQ:BNTX) (SA:B1NT34) um pagamento adiantado de 700 milhões de euros em dezembro para garantir as primeiras 200 milhões de doses.

Agora o bloco está negociando um terceiro contrato para um total de 1,8 bilhão de doses com as duas farmacêuticas a 19,5 euros por dose que teria condições de entrega mais rígidas e a opção de a UE encomendar vacinas aprimoradas contra variantes do vírus.

(Por Francesco Guarascio em Bruxelas e Inti Landauro em Madri)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações