Coreia do Norte reduz tensão com Coreia do Sul após visita de delegação

Reuters  |  Autor 

Publicado 13.02.2018 13:27

Coreia do Norte reduz tensão com Coreia do Sul após visita de delegação

Por Christine Kim

SEUL (Reuters) - O líder da Coreia do Norte disse que quer melhorar ainda mais o "clima acolhedor de reconciliação e diálogo" com a Coreia do Sul depois que sua delegação de alto nível voltou de uma visita ao vizinho do sul, enquanto seus inimigos reiteraram a necessidade de manter o máximo de pressão e de sanções.

Kim Jong Un deu instruções para medidas que visam um engajamento intercoreano maior desde que sua irmã caçula, Kim Yo Jong, liderou uma visita de três dias à Olimpíada de Inverno de Pyeongchang, noticiou a mídia estatal norte-coreana nesta terça-feira, sem especificar quais foram as instruções.

Os Estados Unidos pareceram endossar um engajamento mais profundo entre as duas Coreias após os Jogos, o que pode levar a conversas entre Pyongyang e Washington. Ainda nesta terça-feira o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, disse que os EUA estão abertos a conversar com a Coreia do Norte, segundo informou seu porta-voz em um boletim.

"Os Estados Unidos veem o diálogo intercoreano sob uma luz positiva e expressaram sua abertura para conversas com o Norte", disse Moon ao presidente da Letônia, Raimonds Vējonis, de acordo com o porta-voz.

Autoridades dos EUA também querem que sanções internacionais rigorosas sejam intensificadas para forçar Pyongyang a desistir de seu programa nuclear. Este sentimento foi ecoado pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, nesta terça-feira, quando ele disse que Moon concordou ser necessário manter pressão máxima sobre a Coreia do Norte.

No ano passado o país recluso realizou dezenas de lançamentos de mísseis e seu maior teste nuclear, desafiando resoluções do Conselho de Segurança da ONU, com o intento de desenvolver um míssil com ogiva nuclear capaz de atingir os EUA.

Autoridades japonesas se empenharam em enfatizar que não existem diferenças entre Japão, EUA e Coreia do Sul quanto à sua abordagem para lidar com os norte-coreanos.

(Reportagem adicional de Linda Sieg e Tim (SA:TIMP3) Kelly em Tóquio e James Pearson (LON:PSON) em Pyeongchang, Coreia do Sul)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações