Cuba nega permissão para realização de protestos por opositores ao governo

Reuters

Publicado 12.10.2021 18:52

Por Nelson Acosta e Marc Frank

HAVANA (Reuters) - O governo cubano negou nesta terça-feira a permissão para que opositores ao governo organizem uma manifestação pacífica em Havana e em outras cidades do país para pedir mais liberdades civis, argumentando que a iniciativa é parte dos esforços para derrubar o governo comunista, segundo uma carta entregue aos organizadores do ato. 

Os protestos de 11 e 12 de julho estremeceram o país e são considerados as maiores manifestações promovidas contra o governo em décadas. Eles geraram centenas de prisões, uma morte e pedidos de intervenção dos Estados Unidos por parte de alguns cidadãos cubano-americanos. 

Críticos ao governo organizados por um grupo de Facebook (NASDAQ:FB) chamado Archipiélago planejaram inicialmente vários protestos para o dia 20 de novembro, mas trocaram a data para o dia 15 do mesmo mês depois que as autoridades declararam o dia 20 como o "Dia Nacional da Defesa". 

"Os organizadores e suas projeções públicas, assim como os vínculos de alguns com organizações subversivas ou agências financiadas pelo governo norte-americano, têm a intenção manifesta de promover uma mudança no sistema político de Cuba", diz uma carta das autoridades aos opositores. 

Segundo os organizadores, os protestos têm como objetivo exigir, entre outras liberdades civis, o direito a se manifestar de maneira pacífica e anistia para os que seguem presos. 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações